Projeto para criar classificação indicativa para proteger crianças é protocolado no Senado

10/10/2017 - Geral


Objetivo é estabelecer classificação em mostras, exibições de arte e eventos culturais

Projeto para criar classificação indicativa é protocolado no senado

Foi protocolado nesta terça-feira (10) o projeto de lei do Senado (PLS) 386/2017. A matéria, de autoria da senadora Ana Amélia, prevê classificação de idade mínima em mostras, exibições de arte e eventos culturais no país. A proposta modifica os artigos 74 e 75 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para incluir classificação indicativa em museus, mostras, galerias, exposições de arte e cultura.

— Não tem nada a ver com censura. O que queremos é estabelecer limites e proteger nossas crianças — justificou a senadora.

Atualmente, não existe um regramento para exposições. A ideia é que seja seguida a  indicação etária como já existe para TV, teatro e cinema. O guia prático de classificação do Ministério da Justiça estabelece as seguintes faixas: categoria livre, não recomendado para menores de dez anos, 12, 14, 16 e 18 anos.

A motivação para a apresentação do projeto de lei foram as polêmicas envolvendo mostras de artes no Rio Grande do Sul e em São Paulo. A mais recente delas, no Museu de Arte Moderna (MAM), na Zona Sul da capital paulista, está sendo criticada nas redes sociais. Imagens que viralizaram mostram crianças interagindo com um homem nu.


Fonte: Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

25 de jan
Em vídeo nas redes sociais, Ana Amélia se despede do Senado
A senadora gaúcha Ana Amélia (Progressistas) divulgou vídeo nesta sexta-feira (25) despedindo-se do mandato no Senado Federal. A partir de março a parlamentar assume a Secretaria Extraordinária de Assuntos Federativos e Internacionais do Rio Grande do Sul. No vídeo, Ana Amélia mostra o…

23 de jan
Lei que destina recursos a programa de eficiência energética é sancionada
Foi aprovada Lei 13.280/2016, que reserva 20% dos recursos das empresas de energia elétrica destinados à eficiência energética para aplicação no Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). O programa promove a racionalização do consumo, por meio de…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail