Projeto de eletrificação rural no RS é apresentado no Ministério de Minas e Energia

28/08/2015 - Agricultura


Senadora Ana Amélia participou de reunião com Eduardo Braga nesta quinta-feira (27)

Projeto de eletrificação rural no RS é apresentado no Ministério de Minas e Energia

O projeto “Energia – A Qualidade que o Brasil Precisa”, desenvolvido na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, foi apresentado nesta quinta-feira (27) ao ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. A senadora Ana Amélia (PP-RS) participou do encontro, juntamente com o presidente da Comissão de Agricultura da AL/RS, deputado Adolfo Brito (PP), o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS) e o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Durante a reunião Adolfo Brito entregou ao ministro o projeto piloto, de autoria do parlamentar em parceria com a Comissão de Agricultura. Segundo Brito, o projeto, nos moldes do “Luz para Todos”, prevê a reconstrução de redes atuais já ultrapassadas e construção de novas redes monofásicas, bi e trifásicas para atender as comunidades do interior.  A sugestão é de um investimento inicial no valor R$ 400 milhões que seriam divididos entre o governo federal (50%), distribuidora (30%), produtores (15%) e o Estado (5%).

Adolfo Brito lembrou também que o projeto entregou ao ministro é resultado de seminário realizado em julho na Assembleia Legislativa. A senadora Ana Amélia ressaltou ao ministro Eduardo Braga que é preciso investir na eletrificação rural, para viabilizar o desenvolvimento do setor produtivo. O ministro, então, se comprometeu que em no máximo 30 dias dará retorno ao pleito e chamará as partes interessadas no programa.

— Nossa equipe técnica irá realizar uma análise profunda do projeto apresentado hoje pelos parlamentares. Trata-se de um programa inovador que pode beneficiar milhares de produtores rurais no Rio Grande do sul e servir de modelo para os demais Estados — destacou Braga.

Fonte: Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

11 de dez
Senado aprova novo limite para compra de leite de pequenos agricultores
O Plenário aprovou emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece um novo limite de aquisição de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal (ECD 1/2018). Conforme o texto aprovado, o limite mínimo passa a…

5 de dez
Aprovada urgência para projeto que garante compra mínima de leite de agricultores familiares
O Plenário vota na próxima terça-feira (11) o projeto que obriga o governo federal a realizar compras mínimas de leite produzido por agricultores familiares. O texto em pauta assegura a aquisição de pelo menos 35 litros por dia. O autor…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail