Projeto apresentado pela senadora Ana Amélia (PP-RS) para proibir o contingenciamento de recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) foi citado em relatório do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, nesta quarta-feira (9).
A citação do PLS 25/2014 ocorreu em análise de medida cautelar na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 347 Distrito Federal, envolvendo a superlotação e as condições degradantes do sistema prisional.
A senadora disse ter ficado honrada com o destaque à iniciativa legislativa. O ministro da Suprema Corte destaca a matéria como "um dos raros exemplos de preocupação de um agente político com o ocaso do sistema penitenciário brasileiro" (leia abaixo).
O projeto foi apresentado pois o Funpen frequentemente é alvo de contingenciamento no orçamento federal, o que prejudica os repasses de verbas para que os estados possam construir ou reformar estabelecimentos penais.
Ao apresentar a matéria, no ano passado, Ana Amélia observou que nos 13 anos anteriores, dos R$ 4,5 bilhões autorizados no Orçamento da União para o Funpen, apenas R$ 1,9 bilhão foi desembolsado.
— É inaceitável que os recursos de um fundo tão lucrativo quanto o do Funpen, com mais da metade das receitas — 63,68% — formadas por loterias, sorteios de números e apostas, não sejam disponibilizados para áreas prioritárias como a segurança pública — lamentou a senadora.
O Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo, segundo dados divulgados em junho pelo Ministério da Justiça referentes ao primeiro semestre de 2014. Em números absolutos, o Brasil alcançou a marca de 607.700. De acordo com o relatório, entre 2004 e 2014, a população carcerária brasileira aumentou 80% em números absolutos.
Foto: Ministro Marco Aurélio Mello e senadora Ana Amélia (Arquivo/junho 2015)Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
369.174
seguidores
22.621
seguidores