Projeto da senadora é citado em relatório de ministro do STF

10/09/2015 - Geral


Marco Aurélio Mello elogiou o PLS 25/2014, que proíbe o contingenciamento de recursos do Fundo Penitenciário Nacional

Projeto da senadora é citado em relatório de ministro do STF

Projeto apresentado pela senadora Ana Amélia (PP-RS) para proibir o contingenciamento de recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) foi citado em relatório do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, nesta quarta-feira (9).

A citação do PLS 25/2014 ocorreu em análise de medida cautelar na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 347 Distrito Federal, envolvendo a superlotação e as condições degradantes do sistema prisional.

A senadora disse ter ficado honrada com o destaque à iniciativa legislativa. O ministro da Suprema Corte destaca a matéria como "um dos raros exemplos de preocupação de um agente político com o ocaso do sistema penitenciário brasileiro" (leia abaixo).

O projeto foi apresentado pois o Funpen frequentemente é alvo de contingenciamento no orçamento federal, o que prejudica os repasses de verbas para que os estados possam construir ou reformar estabelecimentos penais.

Ao apresentar a matéria, no ano passado, Ana Amélia observou que nos 13 anos anteriores, dos R$ 4,5 bilhões autorizados no Orçamento da União para o Funpen, apenas R$ 1,9 bilhão foi desembolsado.

— É inaceitável que os recursos de um fundo tão lucrativo quanto o do Funpen, com mais da metade das receitas — 63,68% — formadas por loterias, sorteios de números e apostas, não sejam disponibilizados para áreas prioritárias como a segurança pública — lamentou a senadora.

O Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo, segundo dados divulgados em junho pelo Ministério da Justiça referentes ao primeiro semestre de 2014. Em números absolutos, o Brasil alcançou a marca de 607.700. De acordo com o relatório, entre 2004 e 2014, a população carcerária brasileira aumentou 80% em números absolutos.

Foto: Ministro Marco Aurélio Mello e senadora Ana Amélia (Arquivo/junho 2015)

Projeto da senadora é citado em relatório de ministro do STF


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

20 de abr
Parlamento deve combater a corrupção antes de votar o abuso de autoridade, diz Ana Amélia
A senadora Ana Amélia (PP-RS) alertou, nesta quinta-feira (20), que antes de votar abuso de autoridade, o que deve ser combatido é o abuso de corrupção no país. A afirmação foi feita pela parlamentar ao comentar o projeto…

19 de abr
Ana Amélia prestigia cerimônia do Dia do Exército, em Brasília
Nesta quarta-feira (19), a senadora Ana Amélia (PP-RS) prestigiou a cerimônia de comemoração do Dia do Exército, no Quartel General, em Brasília. Há 369 anos a data é comemorada em lembrança à batalha dos Guararapes. Durante o evento, que contou com…

Mobilização de senadores impede votação do projeto de abuso de autoridade na CCJ
A mobilização de senadores contrários a pontos do projeto de lei que trata do abuso de autoridade, entre eles a senadora Ana Amélia (PP-RS), foi fundamental para impedir a votação da matéria na Comissão de Constituição e Justiça do Senado…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail