Projeto da senadora Ana Amélia propondo impressão de votos nas urnas eletrônicas é tema de enquete do DataSenado

03/08/2015 - Geral


Iniciativa (PLS 406/2014) foi apresentada pela parlamentar gaúcha com objetivo de garantir confiabilidade do sistema de votação

Projeto da senadora Ana Amélia propondo impressão de votos nas urnas eletrônicas é tema de enquete do DataSenado

O DataSenado, serviço da Secretaria de Transparência do Senado Federal, realiza enquete para saber a opinião dos cidadãos sobre o projeto (PLS 406/2014), que propõe a impressão dos votos na urna eletrônica para permitir posterior conferência do resultado. A iniciativa, de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), tem objetivo de garantir maior confiança em relação ao sistema de votação.

A enquete (disponível em http://ow.ly/QqJbR) já teve mais de 10 mil participações e estará aberta até o próximo dia 16. Além do questionamento sobre o projeto, a consulta pede a opinião dos internautas em relação à confiabilidade da urna eletrônica, à obrigatoriedade do voto e ao interesse pela política.

O PLS 406/2014 prevê a implantação de mecanismo para impressão do voto da urna eletrônica para que o eleitor possa conferir e, depois, depositá-lo em uma urna física. Assim, o eleitor não sairia com o comprovante, mantendo o sigilo da votação, e garantiria a possibilidade de verificar o resultado em caso de denúncia de irregularidade ou pane na urna.

Ana Amélia destacou os comentários, ao final de cada eleição, a respeito de fraudes, que mesmo sem comprovação, aumentam a desconfiança do eleitor. A parlamentar também citou manifestações de professores da Universidade de Brasília (UnB), que afirmaram ter conseguido violar o sistema que comanda as urnas, demonstrando vulnerabilidades tanto no que se refere ao sigilo do voto quanto a tentativas de manipulação.

— A segurança hoje não é infalível. O projeto quer tão somente resguardar o direito ao sigilo, à segurança e à vontade soberana — enfatizou a senadora.

O PLS 406/2014 atualmente tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O relator, senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) já apresentou relatório favorável ao projeto, que deve ser votado nas próximas semanas.

DataSenado

O DataSenado é um serviço da Coordenação de Controle Social (COCTRS) vinculado à Secretaria de Transparência, cujo objetivo é desenvolver pesquisas que sirvam para estreitar a comunicação entre o Senado Federal e as necessidades e desejos da sociedade. As enquetes realizadas pela internet sondam tendências e expectativas de opinião na sociedade.


Fonte: Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

18 de ago
Em Nova Hartz, Ana Amélia recebe demandas do setor calçadista
Em roteiro no Vale dos Sinos nesta sexta-feira (18), a senadora Ana Amélia (PP-RS), esteve reunida em Nova Hartz com o prefeito, Flavio Jost, e representantes do setor calçadista que apresentaram os principais desafios enfrentados para empreender. A mais insistente demanda é que…

16 de ago
TRE-RS conclui estudo sobre o impacto do rezoneamento eleitoral no estado
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), desembargador Carlos Marchionatti, comunicou à senadora Ana Amélia (PP-RS), nesta quarta-feira (16), que foi concluído memorial detalhando como o rezoneamento previsto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prejudicará os eleitores gaúchos…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail