Projeto da senadora Ana Amélia propondo impressão de votos nas urnas eletrônicas é tema de enquete do DataSenado

03/08/2015 - Geral


Iniciativa (PLS 406/2014) foi apresentada pela parlamentar gaúcha com objetivo de garantir confiabilidade do sistema de votação

Projeto da senadora Ana Amélia propondo impressão de votos nas urnas eletrônicas é tema de enquete do DataSenado

O DataSenado, serviço da Secretaria de Transparência do Senado Federal, realiza enquete para saber a opinião dos cidadãos sobre o projeto (PLS 406/2014), que propõe a impressão dos votos na urna eletrônica para permitir posterior conferência do resultado. A iniciativa, de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), tem objetivo de garantir maior confiança em relação ao sistema de votação.

A enquete (disponível em http://ow.ly/QqJbR) já teve mais de 10 mil participações e estará aberta até o próximo dia 16. Além do questionamento sobre o projeto, a consulta pede a opinião dos internautas em relação à confiabilidade da urna eletrônica, à obrigatoriedade do voto e ao interesse pela política.

O PLS 406/2014 prevê a implantação de mecanismo para impressão do voto da urna eletrônica para que o eleitor possa conferir e, depois, depositá-lo em uma urna física. Assim, o eleitor não sairia com o comprovante, mantendo o sigilo da votação, e garantiria a possibilidade de verificar o resultado em caso de denúncia de irregularidade ou pane na urna.

Ana Amélia destacou os comentários, ao final de cada eleição, a respeito de fraudes, que mesmo sem comprovação, aumentam a desconfiança do eleitor. A parlamentar também citou manifestações de professores da Universidade de Brasília (UnB), que afirmaram ter conseguido violar o sistema que comanda as urnas, demonstrando vulnerabilidades tanto no que se refere ao sigilo do voto quanto a tentativas de manipulação.

— A segurança hoje não é infalível. O projeto quer tão somente resguardar o direito ao sigilo, à segurança e à vontade soberana — enfatizou a senadora.

O PLS 406/2014 atualmente tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O relator, senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) já apresentou relatório favorável ao projeto, que deve ser votado nas próximas semanas.

DataSenado

O DataSenado é um serviço da Coordenação de Controle Social (COCTRS) vinculado à Secretaria de Transparência, cujo objetivo é desenvolver pesquisas que sirvam para estreitar a comunicação entre o Senado Federal e as necessidades e desejos da sociedade. As enquetes realizadas pela internet sondam tendências e expectativas de opinião na sociedade.


Fonte: Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

15 de jun
Ana Amélia visita Comando Militar do Sul
A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) visitou, nesta sexta-feira (15), o general Geraldo Antônio Miotto, comandante do Comando Militar do Sul (CMS), para retribuir a acolhida que teve na Amazônia quando ele comandou o Exército naquela região. No encontro, em Porto Alegre, a senadora e o general conversaram…

Senadora reafirma apoio a projeto que aumenta destinação de recursos para educação especial
Em roteiro pelo Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (15), a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) participou de encontro com dirigentes da Federação das APAEs do Rio Grande do Sul (FEAPAEs), professores e alunos, prefeito Leonardo Pascoal, vereadores e lideranças na…

Extensão da BR 448 é principal demanda de empreendedores de Esteio
A extensão da BR 448 até a RS 240, em Portão, foi a principal demanda apresentada pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise Esteio), pela CICS de Portão e outras entidades empresariais dos municípios vizinhos na reunião…

14 de jun
Nova diretoria do Sescon-RS é empossada
A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) participou da cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do RS (Sescon-RS) nesta quinta-feira (14). A entidade será dirigida por Celio Luiz Levandovski, que assume a presidência da entidade no lugar de Diogo Chamun. A nova…

Novo Ministro da Defesa recebe senadora Ana Amélia
Em reunião com o ministro da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, nesta quinta-feira (14), a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) comunicou que é relatora de Ciência, Tecnologia e Comunicações na Comissão Anual do Orçamento, área importante para investimento nos programas militares. Na conversa, o…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail