Projeto da senadora Ana Amélia propondo impressão de votos nas urnas eletrônicas é tema de enquete do DataSenado

03/08/2015 - Geral


Iniciativa (PLS 406/2014) foi apresentada pela parlamentar gaúcha com objetivo de garantir confiabilidade do sistema de votação

Projeto da senadora Ana Amélia propondo impressão de votos nas urnas eletrônicas é tema de enquete do DataSenado

O DataSenado, serviço da Secretaria de Transparência do Senado Federal, realiza enquete para saber a opinião dos cidadãos sobre o projeto (PLS 406/2014), que propõe a impressão dos votos na urna eletrônica para permitir posterior conferência do resultado. A iniciativa, de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), tem objetivo de garantir maior confiança em relação ao sistema de votação.

A enquete (disponível em http://ow.ly/QqJbR) já teve mais de 10 mil participações e estará aberta até o próximo dia 16. Além do questionamento sobre o projeto, a consulta pede a opinião dos internautas em relação à confiabilidade da urna eletrônica, à obrigatoriedade do voto e ao interesse pela política.

O PLS 406/2014 prevê a implantação de mecanismo para impressão do voto da urna eletrônica para que o eleitor possa conferir e, depois, depositá-lo em uma urna física. Assim, o eleitor não sairia com o comprovante, mantendo o sigilo da votação, e garantiria a possibilidade de verificar o resultado em caso de denúncia de irregularidade ou pane na urna.

Ana Amélia destacou os comentários, ao final de cada eleição, a respeito de fraudes, que mesmo sem comprovação, aumentam a desconfiança do eleitor. A parlamentar também citou manifestações de professores da Universidade de Brasília (UnB), que afirmaram ter conseguido violar o sistema que comanda as urnas, demonstrando vulnerabilidades tanto no que se refere ao sigilo do voto quanto a tentativas de manipulação.

— A segurança hoje não é infalível. O projeto quer tão somente resguardar o direito ao sigilo, à segurança e à vontade soberana — enfatizou a senadora.

O PLS 406/2014 atualmente tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O relator, senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) já apresentou relatório favorável ao projeto, que deve ser votado nas próximas semanas.

DataSenado

O DataSenado é um serviço da Coordenação de Controle Social (COCTRS) vinculado à Secretaria de Transparência, cujo objetivo é desenvolver pesquisas que sirvam para estreitar a comunicação entre o Senado Federal e as necessidades e desejos da sociedade. As enquetes realizadas pela internet sondam tendências e expectativas de opinião na sociedade.


Fonte: Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

Hoje
Bancada gaúcha lança frente parlamentar pela construção do Hospital do Câncer
Os 34 parlamentares gaúchos no Congresso Nacional se uniram pela construção do Hospital do Câncer no Grupo Hospitalar Conceição (GHC). A bancada gaúcha lançou, nesta quarta-feira (28), Frente Parlamentar em Prol da Construção do Hospital do Câncer GHC. O…

Comissão mista aprova relatório da MP 774. Destaques serão votados na semana que vem
A comissão mista que analisa a MP 774 aprovou hoje, no Senado, o relatório do senador Airton Sandoval (PMDB-SP), mantendo a desoneração de setores importantes para a economia como o coureiro-calçadista, têxtil e de Tecnologia…

27 de jun
“Não podemos admitir ameaças e incitação à violência”, defende Ana Amélia
A senadora Ana Amélia (PP-RS) criticou o discurso de petistas e nota oficial do partido que defendeu o Luís Inácio Lula da Silva fazendo ameaças e incitando a violência. De acordo com a parlamentar gaúcha, o ex-presidente recebe tratamento deum “ ídolo…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail