Projeto aprovado no Senado visa conscientizar sobre importância de ações voltadas a pessoas com fibromialgia

19/09/2017 - Saúde


Matéria é da senadora Ana Amélia e irá ampliar o debate e compreensão sobre essa síndrome neurológica

Brasil pode ter Dia Nacional de Enfrentamento à Fibromialgia

O dia 12 de maio pode se tornar o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia. O projeto (PLS 351/2016), de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), que institui a data comemorativa foi aprovado, nesta terça-feira (19), na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado. De acordo com a parlamentar gaúcha, o objetivo do projeto é ampliar o debate e compreensão sobre a síndrome neurológica. 

A doença se caracteriza por dores em todo o corpo, sensibilidade nas articulações e músculos, fadiga, dores de cabeça e distúrbios do sono. Também está ligada à depressão e à ansiedade. Ana Amélia ressalta que a falta de conhecimento sobre a fibromialgia prejudica o tratamento da doença, que atinge principalmente as mulheres.

— Os fibromiálgicos sofrem duas vezes: fisicamente, com fortes dores, e emocionalmente, com preconceito de quem desconhece a gravidade desse problema. Alguns pensam que a pessoa está fazendo drama para não ir trabalhar ou faltar a algum compromisso. Mas a fibromialgia é uma patologia grave que afeta 10% da população mundial — disse.

Em discurso na tribuna, a senadora citou o caso da cantora Lady Gaga. Diagnosticada com a doença, a artista cancelou shows da nova turnê internacional, entre eles o que ocorreria no Rock in Rio. Aprovado em caráter terminativo, o PLS 351/2016 segue direto para a Câmara dos Deputados.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Avança no Senado projeto que cria Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia


Mais notícias:

12 de nov
Sancionada lei que garante validade nacional para receitas de remédios controlados
As receitas de medicamentos controlados ou manipulados terão validade por todo o país. É o que estipula a Lei 13.732, de 2018, sancionada pelo presidente da República e publicada nesta no Diário Oficial da União.A nova lei tem origem…

6 de nov
Especialistas defendem testes genéticos para tratamento do câncer no SU
Médicos, pacientes e representantes da sociedade civil defenderam nesta terça-feira (6) o uso de testes genéticos para o diagnóstico e o tratamento de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Eles participaram de audiência pública da Comissão…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail