Produtores pedem mais acesso a tecnologias no campo

26/09/2017 - Agricultura


Comissão está analisando desafios da pesquisa agropecuária

Produtores pedem mais acesso a tecnologias no campo

Em audiência pública promovida nesta terça-feira (26) pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), senadores, produtores e autoridades defenderam políticas específicas inserir mais tecnologia no campo. Os participantes do debate destacaram que a modernização, além de aumentar a produção de alimentos e a renda dos trabalhadores, cria novos postos de trabalho para veterinários e agrônomos e incentiva pesquisas tecnológicas.

 A senadora Ana Amélia (PP-RS) lembrou que novas tecnologias nas lavouras e nos rebanhos levaram o Brasil a posição de destacadas no mercado global.

— Hoje, de toda a produção agropecuária brasileira, da agricultura familiar, do quilombola, de tudo, 68% é tecnologia. Por isso nós chegamos aonde chegamos — declarou.

Até o final deste ano, a CRA deve analisar os problemas e prioridades da pesquisa agropecuária no Brasil e sugerir mudanças na lei para aperfeiçoar a política do setor. O presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Valmisoney Jardim, destacou a atuação conjunta da agência com a Embrapa, mas lamentou que muitos avanços ainda não chegam aos pequenos e médios produtores.

— É preciso fazer com que as pesquisas já existentes cheguem até o produtor. E não estamos falando aqui de tecnologia só de máquinas e implementos. Muitas vezes é a maneira do produtor fazer a gestão da propriedade, a maneira com que ele cuida do seu rebanho, do alimento que ali é produzido, que ele cuida dos recursos naturais existentes na sua propriedade, isso é utilizar tecnologia — explicou.


Fonte: Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

14 de ago
CNA apresenta projeto para impulsionar setores estratégicos
Na visita da senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) à Confederação Nacional da Agricultura (CNA), nesta terça-feira (14), o presidente João Martins apresentou projetos para incrementar setores estratégicos da pecuária. Entre eles, o plano para tornar o Brasil um exportador de leite em pó. Ele informou que está…

7 de ago
Entidades ligadas à agricultura debatem MP com senadores
Agricultores familiares, filiados à Contag e Fetraece, foram recebidos pelo presidente do Senado, Eunício de Oliveira, nesta terça-feira (07) pedindo cuidado na análise da Medida Provisória (MP) 842/2018. A medida concede rebate para liquidação de operações de crédito rural do Pronaf. A senadora Ana Amélia…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail