Produtores de leite poderão ter preço mínimo garantido

14/04/2016 - Agricultura


Projeto foi aprovado em reunião da Comissão de Agricultura, presidida pela senadora Ana Amélia

Produtores de leite poderão ter preço mínimo garantido

Um problema enfrentado há décadas por pequenos e médios produtores de leite em várias regiões do país — a queda acentuada dos preços do produto nos períodos de safra — pode estar perto de ser superado. Projeto de lei, aprovado pela  Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) nesta quinta-feira (14), autoriza o Executivo a incluir o leite na pauta dos produtos amparados pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).

O texto (PLC 215/2015) determina a alocação de recursos nas leis orçamentárias anuais visando cobrir os gastos decorrentes da inclusão do leite na política de preços mínimos. A proposta foi aprovada em reunião comandada pela senadora Ana Amélia (PP-RS), presidente da CRA, que apoiou a iniciativa. Segundo ela, a iniciativa é fundamental especialmente para os pequenos produtores. O Rio Grande do Sul, lembrou a parlamentar, é o segundo Estado maior produtor de leite. Ano passado a CRA debateu o tema em audiência pública realizada em Ijuí, na região Noroeste.

Em seu relatório, o senador Donizeti Nogueira (TO) afirma que a medida dará maior segurança para os pequenos produtores. Segundo ele, a atividade leiteira, em que pese a recente tecnificação alcançada pelos produtores, continua vulnerável a fortes oscilações dos preços do produto final, colocando em risco o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva.

O texto, de autoria do deputado Raimundo Lopes (MG) segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Depois, para sanção presidencial.

Produtores de leite poderão ter preço mínimo garantido

Produtores de leite poderão ter preço mínimo garantido



Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

11/12/2018
Senado aprova novo limite para compra de leite de pequenos agricultores
O Plenário aprovou emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece um novo limite de aquisição de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal (ECD 1/2018). Conforme o texto aprovado, o limite mínimo passa a…

05/12/2018
Aprovada urgência para projeto que garante compra mínima de leite de agricultores familiares
O Plenário vota na próxima terça-feira (11) o projeto que obriga o governo federal a realizar compras mínimas de leite produzido por agricultores familiares. O texto em pauta assegura a aquisição de pelo menos 35 litros por dia. O autor…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail