Problemas ocasionados a transportadoras brasileiras e moradores de fronteira estão sob análise do Itamaraty

24/04/2015 - Relações Exteriores


Penhora que prejudica empresas e dificuldades de brasileiros que moram na fronteira em atravessar para a Argentina foram informados pela senadora Ana Amélia ao MRE

Problemas ocasionados a transportadoras brasileiros e moradores de fronteira estão sob análise do Itamaraty

O embaixador Pedro Borio, do Ministério das Relações Exteriores, informou à senadora Ana Amélia (PP-RS), nesta quinta-feira (30), que encaminhou ao setor responsável do Itamaraty pelas questões relacionadas ao Mercosul, dois temas levantados pela parlamentar gaúcha que estão prejudicando cidadãos brasileiros, para que sejam adotadas providências.

Um dos assuntos diz respeito ao problema enfrentado pelas transportadoras de cargas, que estão tendo suas contas bancárias penhoradas pelo governo argentino sob alegação da falta do Certificado de Inspeção Técnica Veicular (CITV). Conforme as informações da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI), o problema vem ocorrendo mesmo após o Brasil passar a expedir o certificado e durante as negociações entre os dois países.

A outra situação é referente ao cartão de trânsito no Mercosul. Os moradores da fronteira estão reclamando da burocracia argentina, no âmbito do Mercosul, para ingressar no país vizinho, mesmo após solicitação da carteira de trânsito. O prazo de 60 dias para a Argentina fornecer o documento a brasileiros na fronteira já expirou e as pessoas que atravessam todos os dias para trabalhar ou outros motivos são obrigadas a enfrentar a fila de imigração onde circulam todos os que não vivem na fronteira.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

15/12/2017
Ana Amélia cumpre missão oficial a convite do governo japonês
Uma comitiva de sete parlamentares brasileiros visitou o Japão, de 9 a 16 de dezembro, com o intuito de aprofundar as relações com o país asiático e estabelecer um intercâmbio de informações com o alto escalão do governo japonês. A senadora Ana Amélia…

29/11/2017
Brasil e Argentina defendem 'harmonia' para barreiras comerciais
As agências de vigilância sanitária do Brasil e da Argentina devem revisar de forma conjunta e harmônica as barreiras não tarifárias que dificultam o comércio entre os dois países. A opinião é de senadores, deputados e especialistas que participaram nesta quarta-feira…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail