Primeira mulher a comandar a Assembleia Gaúcha, deputada progressista inaugura foto na galeria dos ex-presidentes

12 de mar - Geral


Senadora Ana Amélia participou da solenidade nesta segunda-feira, em Porto Alegre

Primeira mulher a comandar a Assembleia Gaúcha, deputada progressista inaugura foto na galeria dos ex-presidentes

A deputada estadual Silvana Covatti (Progressistas) é a primeira mulher a ter uma fotografia na Galeria de Ex-presidentes da Assembleia gaúcha. A solenidade de descerramento da foto ocorreu na tarde desta segunda-feira (12), no saguão de entrada do Palácio Farroupilha, reunindo parlamentares, autoridades e familiares da deputada, que administrou a Casa em 2016. Correligionária da deputada, a senadora Ana Amélia participou da cerimônia.

Silvana explicou que escolheu o mês de março para realizar a cerimônia por ser o mês da mulher, já que foi a primeira eleita para presidir o Parlamento do Rio Grande do Sul em 180 anos de sua existência. Lembrou que agora as fotos dela e do esposo, o ex-deputado Vilson Covatti, que presidiu a AL em 2003, estão juntas na galeria.

Citando alguns fatos que ocorreram em 2016, durante sua gestão, como a ocupação de escolas estaduais, a eleição municipal e a votação do pacote do governo Sartori, disse que saiu da gestão da Casa com a certeza de que é preciso união para enfrentar os desafios e, por isso, agradeceu a todos os parlamentares, sua equipe de trabalho, ao seu partido e à família pelo apoio. Ainda disse estar convicta de que as mulheres são capazes e não lhes falta competência.

Em sua fala, a senadora Ana Amélia cumprimentou a deputada pelo trabalho corajoso e competente no comando da Casa, ressaltando que ela representou as mulheres gaúchas na presidência.

O 2º secretário da Mesa Diretora, deputado Frederico Antunes (Progressista) lembrou que Silvana enfrentou um ano excepcionalmente complicado na gestão da Casa, destacando que, na ocasião, o Parlamento esteve sitiado, mas não parou de funcionar. Ele elogiou o pulso firme e o jeito equilibrado de Silvana na condução do trabalho nos momentos mais difíceis.

Presenças

Participaram da solenidade o deputado Juvir Costella (PMDB) e os deputados progressistas Adolfo Brito, Ernani Polo, João Fischer, Pedro Westphalen e Sérgio Turra. Também estiveram presentes o deputado federal  Luis Carlos Heinze (Progressistas-RS); a presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre em exercício, Mônica Leal; a procuradora-geral adjunta de Assuntos Administrativos da Procuradoria-Geral do Estado, Ana Cristina Tópor Beck; o secretário estadual de Comunicação, Cleber Benvegnú; o secretário-geral do Ministério Público do Estado, Júlio César de Melo; o ex-presidente do Tribunal de Justiça Marco Aurélio Costa Moreira de Oliveira; a defensora pública-geral do Estado em exercício, Cassandra Sibemberg Halpern; o presidente do diretório estadual do PP, Celso Bernardi; a presidente da Mulher Progressista, Simone Leite; entre outras autoridades. Também estiveram presentes, o esposo da deputada Silvana, o ex-deputado Vilson Covatti; os filhos Viviana e o deputado federal Covatti Filho (Progressistas-RS), além do irmão Sandro Franciscatto.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa



Mais notícias:

1 de nov
“É possível ser produtivo e zelar pelo uso do dinheiro público”, afirma Ana Amélia
A sociedade está cada vez mais vigilante no trabalho dos políticos, principalmente no uso de benefícios e produtividade. A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) foi à tribuna do Senado, nesta semana, para destacar que é possível zelar pelo…

30 de out
Estatais que dão prejuízo e não prestam serviço à população devem ser fechadas, diz Ana Amélia
Em discurso na tribuna nesta terça-feira (30), a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) disse que um dos caminhos para ajudar a resolver o dilema da falta de dinheiro nos cofres do governo aponta para as estatais,…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail