Presidente da Ajuris destaca proposta para eleições diretas nos Tribunais

11/08/2015 - Geral


Senadora Ana Amélia recebeu a visita de Eugênio Couto Terra nesta terça-feira

Presidente da Ajuris destaca proposta para eleições diretas nos Tribunais

O presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, Eugênio Couto Terra, esteve no gabinete da senadora Ana Amélia (PP-RS), nesta terça-feira (11), para debater a PEC 15/2012. A proposta tem objetivo de que as votações para as presidências dos Tribunais tenham a participação de magistrados de primeiro e segundo graus. Atualmente, somente os de segundo grau participam da votação.

O presidente da Ajuris enfatizou o posicionamento histórico da entidade pela instituição de eleições diretas para as mesas diretoras dos Tribunais como forma de contribuir para a democratização do Judiciário.

— A inclusão de juízes de primeiro grau na escolha das mesas diretoras acabará repercutindo em ganho para a sociedade, porque esses magistrados tem mais contato com o dia a dia da população e sentem mais rapidamente as necessidades em relação ao Judiciário. Somaremos a experiência dos desembargadores com a percepção dos magistrados que estão no contato diário direto com o jurisdicionado, possibilitando ganhos para o planejamento e eficiência para a Justiça”, explicou Eugênio Terra.

A senadora Ana Amélia disse ser importante fazer a discussão, procurando-se a melhor forma de encaminhar a matéria. O matéria, de autoria do ex-senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), está pronta para inclusão na pauta de votação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), com parecer favorável do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES).

A Ajuris também está trabalhando o tema na Câmara dos Deputados. A PEC 187/2012 tramita em Comissão Especial e, da mesma forma, propõe a alteração do artigo 96 da Constituição Federal. A Associação é uma das entidades que já foi convidada para audiência pública sobre o tema, em data ainda a ser confirmada.

Com informações da Ajuris


Fonte: Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

19 de out
Ana Amélia é escolhida melhor senadora de 2017 no prêmio Congresso em Foco
A parlamentar gaúcha Ana Amélia (PP-RS) foi escolhida como a melhor senadora de 2017 na 10ª edição do tradicional prêmio Congresso em Foco, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (19), em Brasília. A escolha foi feita por um júri formado por…

18 de out
Ana Amélia reforça alerta de Moro sobre projetos que fragilizam instituto das delações premiadas
No comando de um dos mais importantes e rumorosos processos da história dos poderes político e judiciário no Brasil, o juiz Sérgio Moro foi equilibrado, sereno e habilidoso na entrevista ao jornalista Gerson Camarotti, na Globo News. A…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail