Prefeitos pedem solução para funcionamento das UPAs em audiência com ministro da Saúde

14/07/2016 - Saúde


Senadora Ana Amélia reforçou reivindicação levada ao ministro Ricardo Barros

Prefeitos pedem solução para funcionamento das UPAs em audiência com ministro da Saúde

Prefeitos, secretários de saúde e vereadores de vários municípios gaúchos, além da senadora Ana Amélia (PP-RS), participaram de audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta quinta-feira (14), para garantir o funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A intenção é preservar o atendimento das 19 unidades já abertas, dar início aos trabalhos nas 12 unidades construídas e concluir outras nove com obras em andamento.

No encontro, o presidente da Associação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Luciano Pinto da Silva, prefeito de Arroio do Sal, com o reforço da equipe técnica de saúde da entidade, apresentou as demandas dos municípios. Foram solicitadas questões como a flexibilização da carga-horária para se adequar ao volume de atendimento, o que reduziria o custo de manutenção das estruturas, e o reajuste no repasse de valores.

A senadora Ana Amélia reforçou o pedido de apoio ao ministro. Lembrou que, conforme dados da Famurs, os municípios estão arcando com 55% dos custos, quando essa participação deveria ser de 25%.

O ministro mostrou interesse em resolver os problemas e garantiu que serão analisados, individualmente, os casos de cada município. Designou um técnico do Ministério da Saúde para acompanhar a audiência no Tribunal de Contas da União, com o ministro Augusto Nardes, realizada no final da tarde desta quinta-feira para tratar da portaria que regulamenta o funcionamento das UPAs. A alteração dessa portaria é fundamental para que algumas modificações reivindicadas pelos prefeitos possam ser atendidas.

Participaram do encontro lideranças de Arroio do Sal, Alvorada, Cachoeira do Sul, Camaquã, Carazinho, Frederico Westphalen, Ijuí, São Borja, Caxias do Sul, Santo Ângelo, Parobé, Cruz Alta, Esteio e São Jerônimo.

Prefeitos pedem solução para funcionamento das UPAs em audiência com ministro da Saúde



Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Ana Amélia comenta reunião no MS para viabilizar UPAs no RS


Mais notícias:

18 de out
Ações apoiadas pelo Fundo Nacional de Saúde receberão emendas da CAS
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS), nesta quarta-feira (18), aprovou quatro emendas de apropriação e uma de remanejamento ao Projeto de Lei Orçamentária de 2018 (PLN 20/2017). Com 260 propostas protocoladas, o relator das emendas na CAS adotou como critério a aglutinação…

Santa Casa de Porto Alegre celebra 241 anos
Na tribuna do Senado nesta quarta-feira (18), a senadora Ana Amélia (PP-RS) comemorou a celebração dos 241 da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Situado no coração da capital Gaúcha, o complexo hospitalar atende pacientes de todo o do Rio…

17 de out
Especialistas defendem uso de ozonioterapia para tratamento terapêutico
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) promoveu, nesta terça-feira (18), audiência pública sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) 227/2017, que autoriza a prescrição da ozonioterapia em todo o país. Defensores da ozonioterapia – aplicação de ozônio e oxigênio com finalidade terapêutica…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail