Prefeitos celebram aumento de compensação financeira para municípios sedes de usinas hidrelétricas

22 de mai - Municípios


Parlamentares que atuaram na aprovação da Lei foram homenageados pela associação

Prefeitos celebram aumento da CFURH

Prefeitos ligados à Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (Amusuh) reuniram-se nesta terça-feira (22), em Brasília, para celebrar a sanção da Lei 13.661/2018, que altera de 45% para 65% a Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos (CFURH) aos municípios sedes de usinas hidroelétricas e alagados. O reajuste da alíquota representará um acréscimo de cerca de meio bilhão aos cofres de 729 municípios.

Prefeitos e vice-prefeitos, também agradeceram parlamentares que atuaram na aprovação da Lei, como a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) e o ex-deputado Chico da Princesa, do Paraná, autor do projeto em 1996. Ao agradecer as referências à atuação no Senado Federal, que mobilizou outros senadores a apoiar a causa municipalista, a parlamentar gaúcha ressaltou a importância do projeto.

— O Rio Grande do Sul é quarto estado com o maior número de cidades sedes de usinas hidroelétricas. Dos 729 municípios beneficiados, 67 são gaúchos. Eles receberão R$ 17,4 milhões a mais, por ano, com esse reajuste para investir em áreas estratégias — disse.

Ana Amélia destacou ainda o empenho de lideranças da Amusuh, como ex-prefeito de Salto do Jacuí, Altenir Rodrigues da Silva (Nico) e o prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, na mobilização de parlamentares pela aprovação do projeto.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

31 de jul
Na Serra, Ana Amélia renova apoio a demandas de Nova Petrópolis
Com pouco mais de 19 mil habitantes, a charmosa Nova Petrópolis, é conhecida como o Jardim da Serra Gaúcha. Por ano, recebe mais de 1,5 milhão de turistas, atraídos pelos vários eventos, ruas e praças floridas e pela arquitetura e gastronomia germânica,…

30 de jul
Senadora conversa com lideranças em Sapucaia do Sul e Canoas
Nesta segunda-feira (30), pela manhã, a senadora do Rio Grande do Sul Ana Amélia (Progressistas) deu sequência na agenda de compromissos pelo Estado. A parlamentar gaúcha foi a Sapucaia do Sul e Canoas. Em Sapucaia do Sul, foi recebida pelo prefeito em exercício,…

Em Ivoti, prefeito e lideranças agradecem apoio de senadora
Em roteiro no Vale do Sinos nesta segunda-feira (30), a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) esteve em Ivoti, onde foi recebida pelo prefeito Martin Kalkmann e por lideranças da região. A senadora do Rio Grande do Sul reafirmou seu compromisso com o municipalismo e com…

Prefeito de Dois Irmãos agradece trabalho de Ana Amélia em prol do Hospital Regina
Em visita a Dois Irmãos, no Vale dos Sinos, nesta segunda-feira (30), a senadora Ana Amélia foi recebida pelo prefeito em exercício, Jerri Meneghetti, que agradeceu o empenho da parlamentar para aumentar o teto da Oncologia do Hospital Regina,…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail