A ponte da Integração, sobre o Rio Uruguai, no município de Iraí, foi totalmente liberada para fluxo neste sábado (16). A informação foi celebrada pela senadora Ana Amélia (PP-RS), que em setembro do ano passado liderou comitiva formada por sete prefeitos e mais de 20 lideranças do norte do Rio Grande do Sul e do oeste de Santa Catarina em reunião no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), para encontrar alternativas à situação da Ponte.
Em novembro de 2013, o DNIT detectou problemas estruturais na ponte, que ficou parcialmente interrompida. Em junho de 2014, a cheia do Rio Uruguai causou bloqueio total para veículos. No mês de setembro, mergulhadores constaram problemas na base dos pilares. Após reparos, foi liberada para veículos leves em outubro e para ônibus em dezembro.
Na reunião do ano passado, a comitiva conseguiu a promessa do diretor-geral do Dnit, general Jorge Ernesto Fraxe, de que as conclusões dos trabalhos teriam prazo aproximado de 180 dias.
Ana Amélia lembrou que a ponte é um dos principais acessos de ligação entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com fluxo médio de quase 8 mil veículos por dia, conforme dados do próprio Dnit. Os problemas na ponte causaram vários transtornos para as regiões no RS e em SC, afetando, por exemplo, estudantes e trabalhadores que se deslocam diariamente por conta de seus compromissos. Outro grave problema era em relação ao escoamento da produção de indústrias, frigoríficos e várias empresas para o centro do país.
Foto: Reunião no DNIT em setembro do ano passado
Fonte: Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
359.621
seguidores
22.621
seguidores