Políticas de combate à aftosa no Brasil são relatadas em reunião com diretora da OPAS

24/05/2015 - Agricultura


Senadora Ana Amélia participou da reunião com a ministra Kátia Abreu e a diretora da organização, Carissa Etienne

Políticas de combate à aftosa no Brasil são relatadas em reunião com diretora da OPAS

Na reunião com a diretora geral da Organização Panamericana de Saúde (Opas), Carissa Etienne, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, fez um relato das políticas de combate à aftosa no Brasil. O encontro, em Paris, fez parte da agenda da comitiva brasileira que participa da 83ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), com a presença da senadora Ana Amélia (PP-RS), presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado.

Na reunião, a ministra também anunciou que três Estados com pouca expressão econômica na pecuária na região norte, Amazonas, Amapá e Roraima, serão certificados como livres de aftosa com vacinação, em agosto. Kátia Abreu também informou à diretora da Opas que a Embrapa dará apoio à Venezuela para vacinação contra a aftosa, contando com o apoio do Centro Panamericano de combate à aftosa da OPAS, com sede no Rio de Janeiro.

A diretora da OPAS foi convidada por Kátia Abreu para falar aos 34 ministros da Agricultura da América Latina que estarão reunidos em Brasília para tratar de dois temas: combate à aftosa e harmonização. O seminário é iniciativa do Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (MAPA), em agosto.

A reunião, na sede da OIE, na manhã deste domingo (24), contou também com as presenças dos senadores Antonio Anastasia (PSDB-MG) e Lasier Martins (PDT-RS), e do deputado Valdir Colato (PMDB/SC).

Relações com a Argentina

Antes da abertura oficial da Sessão da OIE, a ministra Katia Abreu foi abordada pelo colega argentino, Carlos Casamiquela, que cobrou a liberação das exportações de maçã e pêra para o Brasil. A ministra deixou claro, porém, que isso será feito no momento que a Argentina retomar as importações de carne do Brasil.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

11/12/2018
Senado aprova novo limite para compra de leite de pequenos agricultores
O Plenário aprovou emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece um novo limite de aquisição de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal (ECD 1/2018). Conforme o texto aprovado, o limite mínimo passa a…

05/12/2018
Aprovada urgência para projeto que garante compra mínima de leite de agricultores familiares
O Plenário vota na próxima terça-feira (11) o projeto que obriga o governo federal a realizar compras mínimas de leite produzido por agricultores familiares. O texto em pauta assegura a aquisição de pelo menos 35 litros por dia. O autor…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail