Políticas de combate à aftosa no Brasil são relatadas em reunião com diretora da OPAS

24/05/2015 - Agricultura


Senadora Ana Amélia participou da reunião com a ministra Kátia Abreu e a diretora da organização, Carissa Etienne

Políticas de combate à aftosa no Brasil são relatadas em reunião com diretora da OPAS

Na reunião com a diretora geral da Organização Panamericana de Saúde (Opas), Carissa Etienne, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, fez um relato das políticas de combate à aftosa no Brasil. O encontro, em Paris, fez parte da agenda da comitiva brasileira que participa da 83ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), com a presença da senadora Ana Amélia (PP-RS), presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado.

Na reunião, a ministra também anunciou que três Estados com pouca expressão econômica na pecuária na região norte, Amazonas, Amapá e Roraima, serão certificados como livres de aftosa com vacinação, em agosto. Kátia Abreu também informou à diretora da Opas que a Embrapa dará apoio à Venezuela para vacinação contra a aftosa, contando com o apoio do Centro Panamericano de combate à aftosa da OPAS, com sede no Rio de Janeiro.

A diretora da OPAS foi convidada por Kátia Abreu para falar aos 34 ministros da Agricultura da América Latina que estarão reunidos em Brasília para tratar de dois temas: combate à aftosa e harmonização. O seminário é iniciativa do Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (MAPA), em agosto.

A reunião, na sede da OIE, na manhã deste domingo (24), contou também com as presenças dos senadores Antonio Anastasia (PSDB-MG) e Lasier Martins (PDT-RS), e do deputado Valdir Colato (PMDB/SC).

Relações com a Argentina

Antes da abertura oficial da Sessão da OIE, a ministra Katia Abreu foi abordada pelo colega argentino, Carlos Casamiquela, que cobrou a liberação das exportações de maçã e pêra para o Brasil. A ministra deixou claro, porém, que isso será feito no momento que a Argentina retomar as importações de carne do Brasil.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

19 de abr
 Agricutura familiar estará no Censo Agropecuário, diz presidente do IBGE
A agricultura familiar não ficará fora do Censo Agropecuário 2017. A informação foi dada pelo presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro. Durante audiência na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, requerida pela senadora Ana Amélia (PP-RS), o presidente adiantou que serão…

11 de abr
Senado debate realização do Censo Agropecuário na próxima quarta-feira
O Censo Agropecuário 2018 será tema de debate na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) na próxima quarta-feira (19). A audiência pública, requerida pela senadora Ana Amélia (PP-RS), contará com a presença do presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro. Após…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail