Na reunião com a diretora geral da Organização Panamericana de Saúde (Opas), Carissa Etienne, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, fez um relato das políticas de combate à aftosa no Brasil. O encontro, em Paris, fez parte da agenda da comitiva brasileira que participa da 83ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), com a presença da senadora Ana Amélia (PP-RS), presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado.
Na reunião, a ministra também anunciou que três Estados com pouca expressão econômica na pecuária na região norte, Amazonas, Amapá e Roraima, serão certificados como livres de aftosa com vacinação, em agosto. Kátia Abreu também informou à diretora da Opas que a Embrapa dará apoio à Venezuela para vacinação contra a aftosa, contando com o apoio do Centro Panamericano de combate à aftosa da OPAS, com sede no Rio de Janeiro.
A diretora da OPAS foi convidada por Kátia Abreu para falar aos 34 ministros da Agricultura da América Latina que estarão reunidos em Brasília para tratar de dois temas: combate à aftosa e harmonização. O seminário é iniciativa do Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (MAPA), em agosto.
A reunião, na sede da OIE, na manhã deste domingo (24), contou também com as presenças dos senadores Antonio Anastasia (PSDB-MG) e Lasier Martins (PDT-RS), e do deputado Valdir Colato (PMDB/SC).
Relações com a Argentina
Antes da abertura oficial da Sessão da OIE, a ministra Katia Abreu foi abordada pelo colega argentino, Carlos Casamiquela, que cobrou a liberação das exportações de maçã e pêra para o Brasil. A ministra deixou claro, porém, que isso será feito no momento que a Argentina retomar as importações de carne do Brasil.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
363.302
seguidores
22.621
seguidores