Pesquisas para o agronegócio são destaque no prêmio O Futuro da Terra

28/08/2017 - Agricultura


Senadora Ana Amélia participou da entrega da premiação, na Expointer

Pesquisas para o agronegócio são destaque no prêmio O Futuro da Terra

Cientistas, pesquisadores, produtores e empresas foram agraciados com o prêmio O Futuro da Terra, entregue nesta segunda-feira (28), durante a 40ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O prêmio é oferecido pelo Jornal do Comércio, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), e destaca projetos que contribuíram para o desenvolvimento do agronegócio e a preservação do meio ambiente no estado. A senadora Ana Amélia (PP-RS) participou do evento ao lado de autoridades, entre elas o governador José Ivo Sartori (PMDB).

O diretor-presidente do Jornal do Comércio, Mércio Tumelero, disse que os agraciados fortalecem a agropecuária do Brasil e do estado. "A pesquisa é responsável pelo desenvolvimento do agronegócio. Nos últimos 20 anos, aumentamos em 39% a área plantada, e em 141% a produtividade no país", falou. Tumelero também destacou que a exportação gaúcha tem crescido e as safras de grãos têm sido produtivas.

A capacidade de produção científica foi lembrada pelo diretor-presidente da Fapergs, Odir Dellagostin, que disse que o Rio Grande do Sul tem 9% dos doutores e contribui com 11% da produção científica do Brasil. "A riqueza do futuro é o conhecimento", afirmou.

Este ano foram entregues 12 prêmios divididos em quatro categorias: prêmio especial; cadeias de produção e alternativas agropecuárias; preservação ambiental; e inovação, tecnologia rural e empreendedorismo.

A senadora Ana Amélia entregou um dos prêmios na categoria Inovação, Tecnologia Rural e Empreendedorismo, para Maria do Carmo Bassols Raseira, da Embrapa.

Confira a lista dos agraciados

Prêmio Especial

Luiz Carlos Federizzi (Ufrgs)

Cadeias de Produção e Alternativas Agropecuárias

Aproccima

Geovano Parcianello (Irga)

Jorge Tonietto (Embrapa)

Preservação Ambiental

Cimélio Bayer (Ufrgs)

Alianza Del Pastizal (BirdLife International)

Flavia Fontana Fernandes (UfPel)

Inovação, Tecnologia Rural e Empreendedorismo

Julio Otavio Jardim Barcellos (Ufrgs)

SIA-Serviço de Inteligência em Agronegócio

Homero Bergamaschi (Ufrgs)

Maria do Carmo Bassols Raseira (Embrapa)

Antonio Folgiarini de Rosso (Irga)

Com informações do site da Expointer

Pesquisas para o agronegócio são destaque no prêmio O Futuro da Terra

Pesquisas para o agronegócio são destaque no prêmio O Futuro da Terra


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

11/12/2018
Senado aprova novo limite para compra de leite de pequenos agricultores
O Plenário aprovou emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece um novo limite de aquisição de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal (ECD 1/2018). Conforme o texto aprovado, o limite mínimo passa a…

05/12/2018
Aprovada urgência para projeto que garante compra mínima de leite de agricultores familiares
O Plenário vota na próxima terça-feira (11) o projeto que obriga o governo federal a realizar compras mínimas de leite produzido por agricultores familiares. O texto em pauta assegura a aquisição de pelo menos 35 litros por dia. O autor…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail