Pesquisas para o agronegócio são destaque no prêmio O Futuro da Terra

28/08/2017 - Agricultura


Senadora Ana Amélia participou da entrega da premiação, na Expointer

Pesquisas para o agronegócio são destaque no prêmio O Futuro da Terra

Cientistas, pesquisadores, produtores e empresas foram agraciados com o prêmio O Futuro da Terra, entregue nesta segunda-feira (28), durante a 40ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O prêmio é oferecido pelo Jornal do Comércio, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), e destaca projetos que contribuíram para o desenvolvimento do agronegócio e a preservação do meio ambiente no estado. A senadora Ana Amélia (PP-RS) participou do evento ao lado de autoridades, entre elas o governador José Ivo Sartori (PMDB).

O diretor-presidente do Jornal do Comércio, Mércio Tumelero, disse que os agraciados fortalecem a agropecuária do Brasil e do estado. "A pesquisa é responsável pelo desenvolvimento do agronegócio. Nos últimos 20 anos, aumentamos em 39% a área plantada, e em 141% a produtividade no país", falou. Tumelero também destacou que a exportação gaúcha tem crescido e as safras de grãos têm sido produtivas.

A capacidade de produção científica foi lembrada pelo diretor-presidente da Fapergs, Odir Dellagostin, que disse que o Rio Grande do Sul tem 9% dos doutores e contribui com 11% da produção científica do Brasil. "A riqueza do futuro é o conhecimento", afirmou.

Este ano foram entregues 12 prêmios divididos em quatro categorias: prêmio especial; cadeias de produção e alternativas agropecuárias; preservação ambiental; e inovação, tecnologia rural e empreendedorismo.

A senadora Ana Amélia entregou um dos prêmios na categoria Inovação, Tecnologia Rural e Empreendedorismo, para Maria do Carmo Bassols Raseira, da Embrapa.

Confira a lista dos agraciados

Prêmio Especial

Luiz Carlos Federizzi (Ufrgs)

Cadeias de Produção e Alternativas Agropecuárias

Aproccima

Geovano Parcianello (Irga)

Jorge Tonietto (Embrapa)

Preservação Ambiental

Cimélio Bayer (Ufrgs)

Alianza Del Pastizal (BirdLife International)

Flavia Fontana Fernandes (UfPel)

Inovação, Tecnologia Rural e Empreendedorismo

Julio Otavio Jardim Barcellos (Ufrgs)

SIA-Serviço de Inteligência em Agronegócio

Homero Bergamaschi (Ufrgs)

Maria do Carmo Bassols Raseira (Embrapa)

Antonio Folgiarini de Rosso (Irga)

Com informações do site da Expointer

Pesquisas para o agronegócio são destaque no prêmio O Futuro da Terra

Pesquisas para o agronegócio são destaque no prêmio O Futuro da Terra


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

5 de dez
Aprovada urgência para projeto que garante compra mínima de leite de agricultores familiares
O Plenário vota na próxima terça-feira (11) o projeto que obriga o governo federal a realizar compras mínimas de leite produzido por agricultores familiares. O texto em pauta assegura a aquisição de pelo menos 35 litros por dia. O autor…

4 de dez
Política Nacional da Erva-Mate segue para análise presidencial
O Senado aprovou nesta terça-feira (4) o projeto que institui a Política Nacional da Erva Mate. O texto prevê medidas como a oferta de linhas de crédito e o financiamento em condições favoráveis para a produção, industrialização e comercialização do produto. O PLC 72/2017 segue…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail