No próximo dia 18, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) promoverá audiência pública para discutir os avanços da pesquisa para geração de tecnologias capazes de combater o mosquito Aedes aegypti, vetor dos vírus da dengue, zika e chicungunha. O requerimento foi aprovado na reunião desta quinta-feira (4), presidida pela senadora Ana Amélia (PP-RS).
O senador Wellington Fagundes (PR-MT), autor do requerimento, explica que, além dos graves problemas causados pelos vírus às pessoas, a dengue é também uma doença animal. Por esse motivo, a comissão quer conhecer pesquisas para controle do mosquito que estão em curso na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na Universidade de Brasília (UnB) e nos Institutos Agronômicos de Campinas (IAC) e do Paraná (Iapar).
— Nessa epidemia, não podemos separar as cidades e o mundo rural. É importante que esses pesquisadores venham aqui para orientar de que forma se pode fazer o combate ao mosquito — frisou.
Na opinião do parlamentar, a solução do problema também requer ação das prefeituras, dos governos estaduais e do governo federal em articulação com a população brasileira e com os países vizinhos.
— O vírus não tem fronteira, temos que ter a preocupação de forma globalizada. Temos que mostrar ao mundo que o problema não é só do Brasil e dos países em desenvolvimento, mas também dos países desenvolvidos. É um problema mundial — afirmou.
A presidente da Comissão, senadora Ana Amélia, que antecipou a realização desse debate em função da relevância e urgência do tema, e destacou que a audiência servirá para ver o que os órgãos oficiais estão fazendo para descobrir uma forma científica de combate ao mosquito. Ela acrescentou que o combate ao mosquito transmissor do zika vírus e de outras doenças é uma responsabilidade de todos.
— Cada um de nós tem a responsabilidade: na sua casa, no seu ambiente de trabalho, no seu vizinho, no seu conhecido, no seu parente, de entrar nessa guerra. Não há como vencer esse mosquito sem um grande esforço de todos nós — disse a senadora.
O debate na Comissão de Agricultura no dia 18 terá início às 8h e será realizado na sala 13 da Ala Alexandre Costa, no Senado. Os internautas poderão enviar perguntas aos pesquisadores por meio do Alô Senado (0800-612211) e do portal e-Cidadania (www.senado.gov.br/ecidadania).
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
369.219
seguidores
22.621
seguidores