Pesquisa agropecuária será a política pública a ser avaliada pela CRA

12/07/2017 - Agricultura


Senadora Ana Amélia propôs cinco audiências públicas sobre o tema, para ouvir governos, produtores e academia

Pesquisa agropecuária será a política pública a ser avaliada pela CRA

Audiências públicas, palestras e pedidos de informação ao governo são algumas das ações previstas pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) para a avaliação da pesquisa agropecuária no Brasil. Esse é o tema escolhido pelo colegiado para a avaliação de políticas públicas que é feita anualmente, por todas as comissões. O plano de trabalho da avaliação foi aprovado nesta quarta-feira (12) pela comissão.

O plano, da senadora Ana Amélia (PP-RS), prevê cinco audiências públicas sobre o tema, para ouvir governos, produtores e academia sobre a pesquisa agropecuária. A primeira delas deve ser marcada para o dia 9 de agosto e as outras serão feitas até o mês de outubro. Também em outubro, a senadora  deve receber e analisar as informações enviadas elos ministérios. A apresentação e votação do relatório está prevista para novembro.

Durante a reunião, os senadores aprovaram requerimentos para possibilitar o cumprimento do plano. Os documentos pedem a realização das audiências e o envio de informações à comissão por parte da Casa Civil e dos ministérios da Agricultura, Educação e Ciência e Tecnologia.

Avaliação

A avaliação de políticas públicas no Senado é resultado de uma resolução aprovada em 2013 para fortalecer o papel fiscalizador da Casa. De acordo com o texto, cada comissão permanente do Senado tem que eleger, até o último dia útil do mês de março, uma política pública por ano para avaliação. A análise é feita sobre os impactos das propostas e as atividades de suporte para a sua execução, com a  solicitação de informações e documentos a órgãos do Poder Executivo, Tribunal de Contas da União (TCU) e entidades da sociedade civil.

Ao final da sessão legislativa, a comissão apresenta relatório com as conclusões da avaliação realizada. A Consultoria Legislativa e a Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle elaboram estudos e relatórios técnicos que subsidiam os trabalhos de avaliação.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

14 de ago
CNA apresenta projeto para impulsionar setores estratégicos
Na visita da senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) à Confederação Nacional da Agricultura (CNA), nesta terça-feira (14), o presidente João Martins apresentou projetos para incrementar setores estratégicos da pecuária. Entre eles, o plano para tornar o Brasil um exportador de leite em pó. Ele informou que está…

7 de ago
Entidades ligadas à agricultura debatem MP com senadores
Agricultores familiares, filiados à Contag e Fetraece, foram recebidos pelo presidente do Senado, Eunício de Oliveira, nesta terça-feira (07) pedindo cuidado na análise da Medida Provisória (MP) 842/2018. A medida concede rebate para liquidação de operações de crédito rural do Pronaf. A senadora Ana Amélia…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail