Pesquisa agropecuária será a política pública a ser avaliada pela CRA

12/07/2017 - Agricultura


Senadora Ana Amélia propôs cinco audiências públicas sobre o tema, para ouvir governos, produtores e academia

Pesquisa agropecuária será a política pública a ser avaliada pela CRA

Audiências públicas, palestras e pedidos de informação ao governo são algumas das ações previstas pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) para a avaliação da pesquisa agropecuária no Brasil. Esse é o tema escolhido pelo colegiado para a avaliação de políticas públicas que é feita anualmente, por todas as comissões. O plano de trabalho da avaliação foi aprovado nesta quarta-feira (12) pela comissão.

O plano, da senadora Ana Amélia (PP-RS), prevê cinco audiências públicas sobre o tema, para ouvir governos, produtores e academia sobre a pesquisa agropecuária. A primeira delas deve ser marcada para o dia 9 de agosto e as outras serão feitas até o mês de outubro. Também em outubro, a senadora  deve receber e analisar as informações enviadas elos ministérios. A apresentação e votação do relatório está prevista para novembro.

Durante a reunião, os senadores aprovaram requerimentos para possibilitar o cumprimento do plano. Os documentos pedem a realização das audiências e o envio de informações à comissão por parte da Casa Civil e dos ministérios da Agricultura, Educação e Ciência e Tecnologia.

Avaliação

A avaliação de políticas públicas no Senado é resultado de uma resolução aprovada em 2013 para fortalecer o papel fiscalizador da Casa. De acordo com o texto, cada comissão permanente do Senado tem que eleger, até o último dia útil do mês de março, uma política pública por ano para avaliação. A análise é feita sobre os impactos das propostas e as atividades de suporte para a sua execução, com a  solicitação de informações e documentos a órgãos do Poder Executivo, Tribunal de Contas da União (TCU) e entidades da sociedade civil.

Ao final da sessão legislativa, a comissão apresenta relatório com as conclusões da avaliação realizada. A Consultoria Legislativa e a Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle elaboram estudos e relatórios técnicos que subsidiam os trabalhos de avaliação.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

11/12/2018
Senado aprova novo limite para compra de leite de pequenos agricultores
O Plenário aprovou emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece um novo limite de aquisição de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal (ECD 1/2018). Conforme o texto aprovado, o limite mínimo passa a…

05/12/2018
Aprovada urgência para projeto que garante compra mínima de leite de agricultores familiares
O Plenário vota na próxima terça-feira (11) o projeto que obriga o governo federal a realizar compras mínimas de leite produzido por agricultores familiares. O texto em pauta assegura a aquisição de pelo menos 35 litros por dia. O autor…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail