Perdas na produção de uva são dramáticas, afirma Ana Amélia

16/02/2016 - Agricultura


Senadora destacou que metade da safra foi comprometida em razão do clima adverso

Perdas na produção de uva são dramáticas, afirma Ana Amélia

As perdas registradas na produção de uva são dramáticas, afirmou a senadora Ana Amélia, nesta terça-feira (16), na tribuna do Senado. Conforme estimativas oficiais, metade da safra foi comprometida em razão de granizo, geada e excesso de chuvas durante o desenvolvimento da fruta.

Pela manhã, a senadora esteve reunida com o diretor executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, e o presidente do Sindivinho-RS, Gilberto Pedrucci, que relataram as dificuldades da safra. Segundo eles, no momento está sendo realizado o levantamento sobre a dimensão das perdas e o impacto que elas terão na produção de sucos, vinhos e espumantes. No dia 3 de março, encontro da Câmara Setorial de Uva e Vinho debaterá ações para superar o momento difícil do setor.

A parlamentar gaúcha também reforçou sua posição contra o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a produção de vinhos. A regra aprovada pelo Congresso em dezembro previa cobrança de 6% neste ano e de 5% a partir de 2017. Com o veto da presidente Dilma Rousseff, o IPI para vinhos será de 10% do valor da garrafa.

— Trabalhei pela aprovação de menos impostos e vou manter a coerência. Votarei pela derrubada do veto da presidente à redução do IPI sobre os vinhos — enfatizou.

Na tribuna do Senado, Ana Amélia também destacou que tem trabalhado para garantir o seguro rural aos produtores, importante para amenizar prejuízos como os registrados agora com a uva. Emenda apresentada pela parlamentar, no final de 2015, garantiu mais R$ 440 milhões de subvenção para este ano no Orçamento.

A senadora ressaltou ainda que a Festa da Uva, em Caxias do Sul, começa nesta quinta-feira (18). Apesar das dificuldades, a parlamentar enfatizou que a festa celebra as etnias, com a colonização italiana, o empreendedorismo e a produção vitivinícola da região.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Safra de uva tem uma das piores quebras da história, afirma a senadora Ana Amélia


Mais notícias:

9 de nov
Farsul e Federarroz entregam demandas ao ministro da Agricultura
O presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, e o vice-presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Ferreira, apresentaram ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, demandas do setor para equiparar os custos de produção no Brasil, aos dos países do Mercosul.…

8 de nov
Senadora garante apoio à demanda dos produtores brasileiros de cebola
A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) vai solicitar o apoio dos ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, do Planejamento, Dyogo Oliveira, e da Agricultura, Blairo Maggi, ao pedido da Associação Nacional dos Produtores de Cebola (ANACE) para aumentar de 10% para 35%…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail