“Perda do senador Luiz Henrique priva o Senado de uma das figuras mais expressivas da política brasileira”, diz Ana Amélia

10/05/2015 - Geral


Ana Amélia divulgou nota lamentando a morte do senador catarinense, na tarde deste domingo (10)

“Perda do senador Luiz Henrique priva o Senado de uma das figuras mais expressivas da política brasileira”, diz Ana Amélia

A senadora Ana Amélia (PP-RS) divulgou em sua página no Facebook, na tarde deste domingo (10), nota lamentando a morte do colega senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), ocorrida horas antes, em Joinville (SC). O catarinense, vítima de parada cardiorrespiratória, foi levado ao hospital, mas morreu às 15h15.

A parlamentar gaúcha apoiou o senador do PMDB na disputa à presidência do Senado, em fevereiro deste ano. Além disso, importantes projetos da senadora, entre eles a PEC 48/2012, prevendo o afastamento de chefes de Executivo do cargo quatro meses antes da disputa à reeleição, foram relatados por Luiz Henrique.

Na mensagem, a senadora destacou sua admiração à trajetória do político, que inclui mandatos como deputado estadual e federal, prefeito de Joinville e governador de Santa Catarina por duas vezes, além de ter sido ministro da Ciência e Tecnologia entre 1987 e 1989.

Ana Amélia participou dos atos fúnebres nesta segunda-feira, em Joinville, acompanhada de outros senadores, entre eles o presidente da Casa, Renan Calheiros.

Confira a nota, na íntegra:

A morte prematura do senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), neste domingo, chocou a todos. Essa perda prematura priva o Senado Federal de uma das figuras mais expressivas da política brasileira. Luiz Henrique, pela relação que teve com Ulysses Guimarães e com a redemocratização do País, escreveu sua história na política. Respeitado não só em Santa Catarina, mas no Brasil inteiro. Na disputa à presidência do Senado, no começo deste ano, tive a honra de estar com ele. A sua morte repentina nos entristece e nos leva a assumir, em nome dele, ainda mais compromissos para defender a democracia, a liberdade de expressão, exercendo a atividade política com muita responsabilidade. Santa Catarina perde um grande líder. Um senador com visão de estadista. Conseguiu levar para Joinville a Escola do Teatro Bolshoi, da Rússia, um dos mais extraordinários corpos de balé do mundo, fazendo desse projeto um grande ponto de inclusão social, proporcionando a crianças da periferia, por meio da dança, oportunidades de vencer dificuldades e trabalhar para valorizar a cultura do País. Fez também um enorme esforço para a internacionalização de Santa Catarina, no campo acadêmico, na atração de investimentos, entre outras ações. A morte do senador Luiz Henrique, sob todos os aspectos representa um enorme vazio para o Senado Federal e para a política brasileira.

Senadora Ana Amélia (PP-RS)


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

25/01/2019
Em vídeo nas redes sociais, Ana Amélia se despede do Senado
A senadora gaúcha Ana Amélia (Progressistas) divulgou vídeo nesta sexta-feira (25) despedindo-se do mandato no Senado Federal. A partir de março a parlamentar assume a Secretaria Extraordinária de Assuntos Federativos e Internacionais do Rio Grande do Sul. No vídeo, Ana Amélia mostra o…

23/01/2019
Lei que destina recursos a programa de eficiência energética é sancionada
Foi aprovada Lei 13.280/2016, que reserva 20% dos recursos das empresas de energia elétrica destinados à eficiência energética para aplicação no Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). O programa promove a racionalização do consumo, por meio de…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail