Pela primeira vez, em 180 anos, uma mulher assumiu a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A posse da deputada Silvana Covatti (PP) ocorreu na tarde desta quarta-feira (3), com a presença da senadora Ana Amélia (PP-RS), que representou o Senado Federal na cerimônia, em Porto Alegre.
Correligionária de Silvana Covatti, a senadora Ana Amélia disse que a posse da deputada tem um significado relevante para o empoderamento das mulheres no Legislativo, uma vez que hoje, no Brasil, é muito pequena a participação feminina no centro decisório político nos parlamentos, seja nas câmaras de vereadores, nas assembleias, na Câmara dos Deputados ou no Senado.
— É motivo de orgulho para mim, especialmente por ser uma correligionária progressista. Desejo que ela desempenhe a presidência demonstrando a capacidade das mulheres em todas as ações políticas e administrativas — disse Ana Amélia.
Biografia
Silvana Maria Franciscatto Covatti nasceu em Frederico Westphalen (RS), em 8 de dezembro de 1963. Atualmente residindo na Capital, iniciou sua carreira política ao lado do esposo, Vilson Covatti, ex-vereador de Frederico Westphalen e ex-deputado estadual e federal do Rio Grande do Sul. Silvana dedicou-se aos bastidores da política por 23 anos, voluntariamente, assumindo, nesse período, a presidência da Mulher Progressista no estado.
Concorreu pela primeira vez a uma vaga na Assembleia gaúcha em 2006, quando foi eleita a parlamentar mais votada entre as mulheres da 52ª legislatura, com 65.547 votos. Em 2010, a deputada foi reconduzida ao cargo com 85.604 votos, a maior votação do Legislativo gaúcho naquele ano. Nas últimas eleições, em 2014, superou mais uma vez sua própria votação com a conquista de 89.130 votos, sendo eleita a mais votada da bancada progressista no Parlamento gaúcho.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
369.220
seguidores
22.621
seguidores