Pela primeira vez em 180 anos, Assembleia Legislativa gaúcha é presidida por uma mulher

03/02/2016 - Geral


Deputada Silvana Covatti assumiu a presidência nesta quarta-feira, em ato no qual a senadora Ana Amélia representou o Senado Federal

Pela primeira vez em 180 anos, Assembleia Legislativa gaúcha será presidida por uma mulher

Pela primeira vez, em 180 anos, uma mulher assumiu a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A posse da deputada Silvana Covatti (PP) ocorreu na tarde desta quarta-feira (3), com a presença da senadora Ana Amélia (PP-RS), que representou o Senado Federal na cerimônia, em Porto Alegre.

Correligionária de Silvana Covatti, a senadora Ana Amélia disse que a posse da deputada tem um significado relevante para o empoderamento das mulheres no Legislativo, uma vez que hoje, no Brasil, é muito pequena a participação feminina no centro decisório político nos parlamentos, seja nas câmaras de vereadores, nas assembleias, na Câmara dos Deputados ou no Senado.

— É motivo de orgulho para mim, especialmente por ser uma correligionária progressista. Desejo que ela desempenhe a presidência demonstrando a capacidade das mulheres em todas as ações políticas e administrativas — disse Ana Amélia.

Biografia

Silvana Maria Franciscatto Covatti  nasceu em Frederico Westphalen (RS), em 8 de dezembro de 1963. Atualmente residindo na Capital, iniciou sua carreira política ao lado do esposo, Vilson Covatti, ex-vereador de Frederico Westphalen e ex-deputado estadual e federal do Rio Grande do Sul. Silvana dedicou-se aos bastidores da política por 23 anos, voluntariamente, assumindo, nesse período, a presidência da Mulher Progressista no estado.

Concorreu pela primeira vez a uma vaga na Assembleia gaúcha em 2006, quando foi eleita a parlamentar mais votada entre as mulheres da 52ª legislatura, com 65.547 votos. Em 2010, a deputada foi reconduzida ao cargo com 85.604 votos, a maior votação do Legislativo gaúcho naquele ano. Nas últimas eleições, em 2014, superou mais uma vez sua própria votação com a conquista de 89.130 votos, sendo eleita a mais votada da bancada progressista no Parlamento gaúcho. 


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

Hoje
Ana Amélia defende direito dos trabalhadores e anuncia voto a favor do fim do imposto sindical obrigatório
A senadora Ana Amélia (PP-RS) ignorou o "dia de greve" e foi ao Senado para participar da sessão desta sexta-feira (28). Na tribuna, a parlamentar afirmou que greves são legítimas, mas defendeu, especialmente, o direito de…

26 de abr
Ana Amélia vota contra projeto de abuso de autoridade e a favor da PEC que acaba com foro privilegiado
A senadora Ana Amélia (PP-RS) votou contra o projeto de lei (PLS 280/2016) que trata do abuso de autoridade e a favor da proposta (PEC 10/2013) que acaba com o foro privilegiado. As matérias…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail