Pela primeira vez em 180 anos, Assembleia Legislativa gaúcha é presidida por uma mulher

03/02/2016 - Geral


Deputada Silvana Covatti assumiu a presidência nesta quarta-feira, em ato no qual a senadora Ana Amélia representou o Senado Federal

Pela primeira vez em 180 anos, Assembleia Legislativa gaúcha será presidida por uma mulher

Pela primeira vez, em 180 anos, uma mulher assumiu a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A posse da deputada Silvana Covatti (PP) ocorreu na tarde desta quarta-feira (3), com a presença da senadora Ana Amélia (PP-RS), que representou o Senado Federal na cerimônia, em Porto Alegre.

Correligionária de Silvana Covatti, a senadora Ana Amélia disse que a posse da deputada tem um significado relevante para o empoderamento das mulheres no Legislativo, uma vez que hoje, no Brasil, é muito pequena a participação feminina no centro decisório político nos parlamentos, seja nas câmaras de vereadores, nas assembleias, na Câmara dos Deputados ou no Senado.

— É motivo de orgulho para mim, especialmente por ser uma correligionária progressista. Desejo que ela desempenhe a presidência demonstrando a capacidade das mulheres em todas as ações políticas e administrativas — disse Ana Amélia.

Biografia

Silvana Maria Franciscatto Covatti  nasceu em Frederico Westphalen (RS), em 8 de dezembro de 1963. Atualmente residindo na Capital, iniciou sua carreira política ao lado do esposo, Vilson Covatti, ex-vereador de Frederico Westphalen e ex-deputado estadual e federal do Rio Grande do Sul. Silvana dedicou-se aos bastidores da política por 23 anos, voluntariamente, assumindo, nesse período, a presidência da Mulher Progressista no estado.

Concorreu pela primeira vez a uma vaga na Assembleia gaúcha em 2006, quando foi eleita a parlamentar mais votada entre as mulheres da 52ª legislatura, com 65.547 votos. Em 2010, a deputada foi reconduzida ao cargo com 85.604 votos, a maior votação do Legislativo gaúcho naquele ano. Nas últimas eleições, em 2014, superou mais uma vez sua própria votação com a conquista de 89.130 votos, sendo eleita a mais votada da bancada progressista no Parlamento gaúcho. 


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

20 de out
Ranking que avalia desempenho dos 594 parlamentares do Congresso é liderado pela senadora Ana Amélia
Um dia depois de ser apontada como a melhor senadora de 2017, na escolha do júri, no prêmio Congresso em Foco, a senadora Ana Amélia assumiu a liderança do Ranking dos Políticos, na parcial divulgada nesta semana. …

19 de out
Ana Amélia é escolhida melhor senadora de 2017 no prêmio Congresso em Foco
A parlamentar gaúcha Ana Amélia (PP-RS) foi escolhida como a melhor senadora de 2017 na 10ª edição do tradicional prêmio Congresso em Foco, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (19), em Brasília. A escolha foi feita por um júri formado por…

Comando militar agradece apoio de parlamentares pela aprovação de projeto
Os comandantes do Exército, General Eduardo Villas Bôas, da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante Ademir Sobrinho, e o comandante interino da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa agradeceram, em almoço, nesta…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail