Parlamentares pedem redução do IPI para vinho e cachaça ao ministro Eliseu Padilha

13/07/2016 - Geral


Senadora Ana Amélia participou da reunião nesta quarta-feira

Parlamentares pedem redução do IPI para vinho e cachaça ao ministro Eliseu Padilha

A redução do IPI para vinhos, espumantes, cachaças e licores foi pedida, na manhã desta quarta-feira (13), por parlamentares de várias regiões produtoras ao ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. O ministro mostrou-se sensibilizado à solicitação e prometeu encaminhar o assunto para análise do Ministério da Fazenda.

Aprovada pelo Congresso, essa redução foi vetada por Dilma Rousseff, prejudicando o setor das bebidas quentes. A senadora Ana Amélia (PP-RS) ressaltou que baixar esse imposto é fundamental para evitar a queda nas vendas, o fechamento de pequenas indústrias e o desemprego no setor. O pedido é para que o IPI do vinho caia de 10% para 5% e da cachaça de 25% para 17%.

O deputado Afonso Hamm, responsável por agendar a reunião, lembrou que a promessa feita na Festa da Uva pelo governo anterior, de redução do IPI, não foi cumprida.

Além de parlamentares do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, estiveram presentes lideranças do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) e da Associação Brasileira de Exportação e Importação de Alimentos e Bebidas.

A senadora Ana Amélia ainda aproveitou o encontro para estender ao ministro Eliseu Padilha o convite para participar do 39º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, que acontece em outubro, em Bento Gonçalves.

Parlamentares pedem redução do IPI para vinho e cachaça ao ministro Eliseu Padilha



Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

19 de out
Ana Amélia é escolhida melhor senadora de 2017 no prêmio Congresso em Foco
A parlamentar gaúcha Ana Amélia (PP-RS) foi escolhida como a melhor senadora de 2017 na 10ª edição do tradicional prêmio Congresso em Foco, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (19), em Brasília. A escolha foi feita por um júri formado por…

18 de out
Ana Amélia reforça alerta de Moro sobre projetos que fragilizam instituto das delações premiadas
No comando de um dos mais importantes e rumorosos processos da história dos poderes político e judiciário no Brasil, o juiz Sérgio Moro foi equilibrado, sereno e habilidoso na entrevista ao jornalista Gerson Camarotti, na Globo News. A…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail