Parlamentares de mais de cem países discutem o problema das drogas em audiência da UIP

08/02/2016 - Geral


Senadora Ana Amélia participou dos debates na sede da ONU, entre segunda e terça-feira

Parlamentares de mais de cem países discutem o problema das drogas em audiência da UIP

Foi aberta nesta segunda-feira (8), em Nova Iorque, na sede da Organização das Nações Unidas, a Audiência Parlamentar Anual da União Interparlamentar (UIP) para debater o plano de ação global de combate às drogas. A senadora Ana Amélia (PP-RS) esteve presente na cerimônia.

Parlamentares de mais de cem países discutem aspectos relacionados à produção, consumo, saúde pública, segurança e justiça. Um dos assuntos mais importantes está ligado aos aspectos relacionados à prevenção às drogas, especialmente maconha, cocaína e outras mais perigosas. Outra preocupação diz respeito à recuperação de dependentes químicos e a necessidade de capacitação de profissionais na emergência médica, pois estão sendo criadas novas drogas sintéticas por laboratórios ilegais.

Na abertura, os líderes da ONU e da UIP destacaram que a luta contra as drogas deve ser uma responsabilidade de toda a sociedade. A deputada Margarita Stolbizer, da Argentina, disse que as políticas de combate às drogas fracassaram no mundo. Disse que, em parte pela debilidade institucional e também pelas vulnerabilidades sociais. A parlamentar também mencionou a lavagem de dinheiro que se torna um terreno fértil para a corrupção. Defendeu cooperação regional para enfrentar com mais eficácia o consumo da droga.

Já o líder do Controle Internacional de Narcóticos, B. Leroy, informou que 3,5% da população mundial (250 milhões de pessoas) consome drogas. Desse total, 180 milhões refere-se à maconha. Os representantes da Colômbia disseram que a repressão tem sido usada como prioridade, mas essas políticas violam os direitos humanos em relação aos usuários e o País já resolveu o uso da maconha para fins medicinais.

Entre os objetivos dos debates também está a intenção de aumentar a cooperação internacional e identificar a relação entre o tráfico de drogas, o crime organizado e a corrupção. As conclusões e recomendações desta audiência serão apresentadas na sessão especial da Assembleia Geral da ONU sobre o problema mundial de drogas, que ocorrerá em abril deste ano.

Parlamentares de mais de cem países discutem o problema das drogas em audiência da UIP


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

14 de dez
Senado aprova 'critério de simplicidade' em ações criminais
O Plenário aprovou nesta quinta-feira (14) o projeto de lei da Câmara (PLC)21/2016, que prevê o critério da simplicidade como orientador em ações de natureza criminal. A simplicidade pressupõe que os processos devem reunir materiais essenciais, adotando linguagem clara e acessível às partes. Para…

13 de dez
Senadora Ana Amélia recebeu 120 premiações em sete anos de mandato
Desde que assumiu o mandato no Senado, em fevereiro de 2011, após ter sido eleita com 3,4 milhões de votos dos gaúchos, no ano anterior, a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) recebeu cerca de 120 premiações e homenagens, desde medalhas, placas e troféus…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail