As senadoras Ana Amélia (PP-RS) e Marta Suplicy (PMDB-SP), presidente da Comissão de Assunto Sociais (CAS), conversaram com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Dyogo Oliveira, nesta quarta-feira (5), sobre a necessidade de recompor o quadro de servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com dados agência reguladora, em 2016, o déficit de funcionários públicos era de 697 profissionais. Deste quantitativo, 457 são especialistas em regulação e vigilância, 68 analistas administrativos, 48 técnicos em regulação e vigilância sanitária e 124 técnicos administrativos.
A Anvisa atua na proteção da saúde da população, por intermédio do controle da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária – como medicamentos e defensivos agrícolas –, bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.
No encontro com o ministro Dyogo Oliveira, as parlamentares também alertaram para a quantidade de servidores que poderão se aposentar até o fim de 2017. A Anvisa informa que 430 servidores já têm condições de se aposentar. E, até dezembro, outros 463 servidores terão completado todos os requisitos para obter uma aposentadoria com o máximo de remuneração.
Caso esses números se confirmem, a Anvisa perderá, em 2017, 23% de sua força de trabalho – um cenário que poderá atingir os 30% até 2020.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
359.654
seguidores
22.621
seguidores