A comitiva de parlamentares australianos, liderada pelo presidente do Senado da Austrália,
Scott Ryan, visitou nesta terça-feira (10) o Senado e a Câmara Federal. O encontro visa intensificar a diplomacia parlamentar, fortalecendo a cooperação entre os Legislativos do Brasil e da Austrália e a promoção de debates sobre temas comuns, como infraestrutura, educação, agricultura e direitos humanos. Durante o encontro, os parlamentares discutiram a democracia, o processo legislativo brasileiro e o sistema político dos dois países.
— É a primeira vez que todos eles vieram ao Brasil. E só escolheram dois países na América Latina: o Brasil e o Chile — informou a Senadora Ana Amélia (PP-RS), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Austrália.
Segundo a parlamentar, a visita demonstra que a Austrália olha para o Brasil com interesse e destaque, visando oportunidades e estreitamento das relações políticas e comerciais. Na ocasião, os parlamentares avaliaram os impactos de notícias falsas, as chmadas "fake news" no processo eleitoral e os efeitos da internet no processo político.
Fizeram parte da comitiva a vice-líder da delegação, Deputada Julie Collins, os senadores David Bushby, Alex Gallacher e os deputados Matt Thistlehwaite, Andrew Laming. Também acompanharam a comitiva o chefe de gabinete da presidência do Senado australiano, Vincent Sheehy e a Secretária da delegação, Jane Thomson.
O parlamento Federal Australiano é constituído pela Rainha (representada pelo Governador Geral) e a Câmara dos Deputados, formada por 150 membros, e o Senado, composto por 76 parlamentares. A Austrália é uma monarquia constitucional e uma democracia parlamentar.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
369.380
seguidores
22.621
seguidores