Parlamentares australianos visitam Congresso do Brasil para fortalecer cooperação legislativa

10 de abr - Relações Exteriores


Processo eleitoral e projetos comuns foram pauta do encontro parlamentar

Parlamentares australianos visitam Congresso do Brasil para fortalecer cooperação legislativa

A comitiva de parlamentares australianos, liderada pelo presidente do Senado da Austrália,
Scott Ryan, visitou nesta terça-feira (10) o Senado e a Câmara Federal. O encontro visa intensificar a diplomacia parlamentar, fortalecendo a cooperação entre os Legislativos do Brasil e da Austrália e a promoção de debates sobre temas comuns, como infraestrutura, educação, agricultura e direitos humanos. Durante o encontro, os parlamentares discutiram a democracia, o processo legislativo brasileiro e o sistema político dos dois países.

— É a primeira vez que todos eles vieram ao Brasil. E só escolheram dois países na América Latina: o Brasil e o Chile — informou a Senadora Ana Amélia (PP-RS), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Austrália.

Segundo a parlamentar, a visita demonstra que a Austrália olha para o Brasil com interesse e destaque, visando oportunidades e estreitamento das relações políticas e comerciais.  Na ocasião, os parlamentares avaliaram os impactos de notícias falsas, as chmadas "fake news"  no processo eleitoral e os efeitos da internet no processo político.

Fizeram parte da comitiva a vice-líder da delegação, Deputada Julie Collins, os senadores David Bushby, Alex Gallacher e os deputados Matt Thistlehwaite, Andrew Laming. Também acompanharam a comitiva o chefe de gabinete da presidência do Senado australiano, Vincent Sheehy e a Secretária da delegação, Jane Thomson.

O parlamento Federal Australiano é constituído pela Rainha (representada pelo Governador Geral) e a Câmara dos Deputados, formada por 150 membros, e o Senado, composto por 76 parlamentares. A Austrália é uma monarquia constitucional e uma democracia parlamentar.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

27 de nov
Grupo parlamentar Brasil-Argentina aprova plano de trabalho
Barreiras fitossanitárias, metrologia, alfândegas e a hidrovia dos rios Paraguai e Paraná são as quatro áreas em estudo pelo Grupo Parlamentar Brasil-Argentina. O plano de ação do colegiado foi aprovado por unanimidade pelos deputados e senadores brasileiros na reunião desta terça-feira (27). A senadora Ana Amélia…

30 de out
Senadora sugere suspensão temporária dos trabalhos do Grupo Parlamentar Brasil-Arabia Saudita
A presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Reino da Arábia Saudita, senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), recomendou nesta terça-feira (30), durante reunião deliberativa da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), a suspensão temporária dos trabalhos do grupo por causa da morte do jornalista saudita…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail