Palácio do Planalto atuará para agilizar regulamentação de free shops na fronteira

17 de mai - Geral


Orçamento baixo da Receita Federal inviabiliza finalização do sistema de controle das lojas franca

Palácio do Planalto atuará para destravar instalações de free shops na fronteira

O ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, recebeu nesta quarta-feira (17) a comitiva que está tratando da regulamentação das lojas francas nas cidades-gêmeas de fronteira. Na audiência, liderada pela senadora Ana Amélia (PP-RS), o ministro foi informado que a Receita Federal está sem verba para contratar a fase final de desenvolvimento do software de controles dos free shops pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

O ministro Padilha examinará o orçamento com os ministérios do Planejamento e da Fazenda e a Receita Federal. A estimativa é que 30 municípios sejam beneficiados com os free shops, entre eles dez cidades no Rio Grande do Sul. A implantação do sistema terá impacto no turismo e na economia das cidades-gêmeas de fronteira.

A instalação do sistema para as lojas franca é aguardada desde o fim de 2012, quando foi aprovado no Congresso Nacional o projeto que autorizou a instalação de free shops para a venda de mercadorias nas cidades-gêmeas de fronteira.  Também foi discutida na audiência a manutenção da cota de US$ 300 nas compras de brasileiros na fronteira, nos países vizinhos. O ministro Eliseu Padilha se comprometeu a levar a questão ao presidente Michel Temer.

Os municípios a serem beneficiados estão localizados nos Estados do Rio Grande do Sul, Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Paraná, Roraima, Rondônia e Santa Catarina. No RS, estão incluídos Santana do Livramento, Chuí, Jaguarão, Porto Xavier, Porto Mauá, Aceguá, Barra do Quaraí, Itaqui, Quaraí, São Borja e Uruguaiana.

Participaram da audiência o presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado Adjuto Afonso (PDT-AM), o deputado federal Marco Maia (PT-RS); o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Implantação dos Free Shops em Cidades-Gêmeas de Fronteira, deputado estadual Frederico Antunes (PP-RS); a presidente do Parlamentares do Sul (Parlasul), deputada estadual Liziane Bayer (PSB-RS); o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT-RS); o prefeito de Santana do Livramento, Ico Charopen (PDT-RS), a vice-prefeita do município, Mari Machado (PSB-RS), e o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Nilo Pintos (PP-RS).

Fonte: Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

Hoje
Bancada gaúcha lança frente parlamentar pela construção do Hospital do Câncer
Os 34 parlamentares gaúchos no Congresso Nacional se uniram pela construção do Hospital do Câncer no Grupo Hospitalar Conceição (GHC). A bancada gaúcha lançou, nesta quarta-feira (28), Frente Parlamentar em Prol da Construção do Hospital do Câncer GHC. O…

Comissão mista aprova relatório da MP 774. Destaques serão votados na semana que vem
A comissão mista que analisa a MP 774 aprovou hoje, no Senado, o relatório do senador Airton Sandoval (PMDB-SP), mantendo a desoneração de setores importantes para a economia como o coureiro-calçadista, têxtil e de Tecnologia…

27 de jun
“Não podemos admitir ameaças e incitação à violência”, defende Ana Amélia
A senadora Ana Amélia (PP-RS) criticou o discurso de petistas e nota oficial do partido que defendeu o Luís Inácio Lula da Silva fazendo ameaças e incitando a violência. De acordo com a parlamentar gaúcha, o ex-presidente recebe tratamento deum “ ídolo…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail