Pacto Federativo é destaque na Marcha dos Prefeitos

10/05/2016 - Geral


Tema central desse ano é "A Brasília em Defesa dos Municípios"

Pacto Federativo é destaque na Marcha dos Prefeitos

Cerca de três mil prefeitos de todo o Brasil participam nesta semana da 19ª edição da Marcha dos Prefeitos, em Brasília. Esse ano o tema discutido é  “A Brasília em Defesa dos Municípios”. Em meio a diversas pautas relevantes, prefeitos voltaram a ressaltar a importância de haver mudanças no Pacto Federativo.

Durante a abertura do evento a senadora Ana Amélia (PP-RS), sempre identificada com a causa municipalista, também frisou ser fundamental uma reformulação nessa relação da União com os municípios.

— Precisamos pensar em um legítimo Pacto Federativo, não só na retórica, mas na efetividade — disse a parlamentar gaúcha, que é autora da PEC aprovada em 2014 aumentando o repasse de recursos ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Ana Amélia destacou também que, atualmente, para ser prefeito é preciso coragem para enfrentar tantos problemas com tão pouco recurso. Sobre a crise econômica que afeta o país, a senadora salientou que o que acontece em Brasília reflete diretamente nos municípios.

— A crise econômica representa o fechamento de empresas, de indústrias, comércios e pequenos negócios. Isso representa uma queda na arrecadação dos municípios, sejam eles pequenos, médios ou grandes — disse.

A Marcha dos Prefeitos, maior evento municipalista do País, acontece de 09 a 12 de maio em Brasília.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

Hoje
Ana Amélia votou para manter senador mineiro afastado do mandato
A senadora Ana Amélia (PP-RS) afirmou que votou favoravelmente à decisão do Supremo Tribunal Federal e pela manutenção das medidas cautelares adotadas contra o senador afastado Aécio Neves. Em discurso na tribuna, a parlamentar destacou que votou “sim”  pela consciência, coerência e valores…

16 de out
Ana Amélia defende transparência na votação do afastamento de senador
A senadora Ana Amélia (PP-RS) afirmou que não pode usar uma “régua moral diferente” para votar casos envolvendo parlamentares. Por isso, ela defende votação aberta no Plenário na decisão sobre o afastamento do senador Aécio Neves.Segundo a senadora, todas as votações devem ser…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail