Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa é debatido em audiência promovida pela OAB

27/08/2015 - Educação


Senadora Ana Amélia participou do debate ao lado dos professores Pasquale Cipro Neto e Ernani Pimentel

Novo Acordo Orográfico da Língua Portuguesa é debatido em audiência promovida pela OAB

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promoveu nesta quinta-feira (27), em Brasília, audiência pública para debater o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O debate contou com a presença da senadora Ana Amélia (PP-RS), dos professores Pasquale Cipro Neto e Ernani Pimentel, e foi coordenado pelo presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-GO, advogado Carlos André Nunes. 

A senadora e os demais palestrantes já haviam participado de outros debates sobre o tema na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, da qual Ana Amélia foi vice-presidente nos dois anos anteriores. Nas ocasiões, especialistas defenderam a revisão do acordo ortográfico, indicando que ele poderia ser mantido, mas com ajustes em situações de falta de clareza nas regras de grafia para facilitar a aplicação e o ensino das novas regras.

O debate iniciado no Senado resultou na implementação do Decreto 7.875, publicado no Diário Oficial da União no dia 28 de dezembro de 2012, adiando a entrada em vigor do acordo por três anos, para janeiro de 2016. Um grupo de trabalho também foi formado e deverá apresentar nos próximos meses o resultado dos estudos e sugestões ao novo acordo.

A senadora Ana Amélia destacou a importância desse debate promovido pela OAB e disse acreditar que talvez a Associação Brasileira de Letras veja com outros olhos a necessidade de prestar atenção nas sugestões que estão sendo apresentadas pelos professores para esclarecer todas as dúvidas suscitadas ao longo do processo de elaboração do acordo ortográfico.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa



Mais notícias:

8 de nov
MEC garante recursos para parque tecnológico em Bagé
O ministro da Educação, deputado Mendonça Filho, garantiu recursos para implantação do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) no campus de Bagé. O anuncio ocorreu em reunião com a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), o deputado Afonso Hamm (Progressistas-RS) e os reitores…

MP da reforma do Fies é aprovada no Senado
O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (8) a medida provisória (MP 785/2017) que reformula o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Aprovada na forma de um projeto de lei de conversão (PLV 34/2017), a MP segue agora para sanção presidencial.Entre as principais mudanças,…

6 de nov
Estudantes de Direito da Universidade de Passo Fundo são recebidos no gabinete
Alunos do curso de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF), que visitam Brasília, estiveram no Congresso Nacional nesta segunda-feira (6). A turma de 23 estudantes, coordenada pela professora Edimara Sachet Risso, foi recebida pela senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) em seu…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail