Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa é debatido em audiência promovida pela OAB

27/08/2015 - Educação


Senadora Ana Amélia participou do debate ao lado dos professores Pasquale Cipro Neto e Ernani Pimentel

Novo Acordo Orográfico da Língua Portuguesa é debatido em audiência promovida pela OAB

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promoveu nesta quinta-feira (27), em Brasília, audiência pública para debater o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O debate contou com a presença da senadora Ana Amélia (PP-RS), dos professores Pasquale Cipro Neto e Ernani Pimentel, e foi coordenado pelo presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-GO, advogado Carlos André Nunes. 

A senadora e os demais palestrantes já haviam participado de outros debates sobre o tema na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, da qual Ana Amélia foi vice-presidente nos dois anos anteriores. Nas ocasiões, especialistas defenderam a revisão do acordo ortográfico, indicando que ele poderia ser mantido, mas com ajustes em situações de falta de clareza nas regras de grafia para facilitar a aplicação e o ensino das novas regras.

O debate iniciado no Senado resultou na implementação do Decreto 7.875, publicado no Diário Oficial da União no dia 28 de dezembro de 2012, adiando a entrada em vigor do acordo por três anos, para janeiro de 2016. Um grupo de trabalho também foi formado e deverá apresentar nos próximos meses o resultado dos estudos e sugestões ao novo acordo.

A senadora Ana Amélia destacou a importância desse debate promovido pela OAB e disse acreditar que talvez a Associação Brasileira de Letras veja com outros olhos a necessidade de prestar atenção nas sugestões que estão sendo apresentadas pelos professores para esclarecer todas as dúvidas suscitadas ao longo do processo de elaboração do acordo ortográfico.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa



Mais notícias:

20 de set
Estudantes de Direito da Uri de Frederico Westphalen visitam o gabinete
Acadêmicos do curso de Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus de Frederico Westphalen, foram recebidos no gabinete da senadora Ana Amélia (PP-RS) na tarde desta quarta-feira (20). Os alunos estão em Brasília em viagem de…

5 de set
Senado aprova projeto que cria fundos para doações a universidades
A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou em turno suplementar, nesta terça-feira (5), por unanimidade, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 16/2015, de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS). A matéria cria fundos patrimoniais que poderão receber doações para apoiar projetos…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail