O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promoveu nesta quinta-feira (27), em Brasília, audiência pública para debater o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O debate contou com a presença da senadora Ana Amélia (PP-RS), dos professores Pasquale Cipro Neto e Ernani Pimentel, e foi coordenado pelo presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-GO, advogado Carlos André Nunes.
A senadora e os demais palestrantes já haviam participado de outros debates sobre o tema na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, da qual Ana Amélia foi vice-presidente nos dois anos anteriores. Nas ocasiões, especialistas defenderam a revisão do acordo ortográfico, indicando que ele poderia ser mantido, mas com ajustes em situações de falta de clareza nas regras de grafia para facilitar a aplicação e o ensino das novas regras.
O debate iniciado no Senado resultou na implementação do Decreto 7.875, publicado no Diário Oficial da União no dia 28 de dezembro de 2012, adiando a entrada em vigor do acordo por três anos, para janeiro de 2016. Um grupo de trabalho também foi formado e deverá apresentar nos próximos meses o resultado dos estudos e sugestões ao novo acordo.
A senadora Ana Amélia destacou a importância desse debate promovido pela OAB e disse acreditar que talvez a Associação Brasileira de Letras veja com outros olhos a necessidade de prestar atenção nas sugestões que estão sendo apresentadas pelos professores para esclarecer todas as dúvidas suscitadas ao longo do processo de elaboração do acordo ortográfico.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
369.286
seguidores
22.621
seguidores