Normas sanitárias e fitossanitárias são tema de reunião entre senadora e embaixador argentino

20 de mar - Relações Exteriores


A parlamentar destacou que este é momento ideal para aprofundar os debates com o país vizinho

 Senadora e embaixador argentino tratam sobre normas sanitárias e fitossanitárias

A senadora Ana Amélia (PP-RS) recebeu, nesta segunda-feira (20), em seu gabinete, o embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Magariños. No encontro, foram debatidos temas da agenda bilateral, entre eles as normas sanitárias e fitossanitárias, tendo como pano de fundo a Operação Carne Fraca. Mais tarde, já no Plenário, a parlamentar gaúcha destacou ser o momento ideal para os dois países aprofundarem os debates sobre a definição de normas de sanidade e fitossanidade.

— Eu me comprometi com o embaixador da Argentina a negociarmos. As empresas brasileiras que operam aqui operam, também, na Argentina. A defesa sanitária animal será de grande relevância para os dois países. Penso que seja a oportunidade ideal para tratar disso, porque uma crise como esta surge para nos oferecer a oportunidade de uma solução para esses aspectos — disse a senadora.

Ana Amélia cobrou rapidez nas investigações para evitar que os impactos das denúncias da Operação Carne Fraca se ampliem e atinjam os pequenos produtores de frangos, criadores de suínos e pecuaristas, que fornecem para os abatedores e para os frigoríficos o seu produto.

— Hoje, a União Europeia já cancelou as compras da carne das empresas envolvidas no escândalo. Veja as consequências. É preciso agir como acontece nos países desenvolvidos: quando o problema vai aparecer, o governo corre para explicar para o comprador lá fora e para o comprador aqui dentro o que está acontecendo e dar transparência aos fatos de verdade. Queria manifestar à Polícia Federal e ao Ministério da Agricultura um empenho redobrado, no sentido de que o Brasil não perca aquilo que conquistou a duras penas, que foi um espaço no mercado internacional — destacou Ana Amélia

A parlamentar e o embaixador também trataram de assuntos na área de logística, como pontes e energia.

Fonte: Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

6 de abr
Acordo internacional sobre o Aquífero Guarani avança no Senado Federal
A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou, nesta quinta-feira (6), o Acordo sobre o Aquífero Guarani, firmado entre o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai em 2010. Para entrar em vigor, o texto precisa ser ratificado pelos parlamentos dos quatro países. A próxima…

31 de mar
Governadores da Argentina e do Sul do Brasil realizam encontro em Porto Alegre
Governadores brasileiros e argentinos assinaram, nesta sexta-feira (31) a Carta de Porto Alegre, com estratégias definidas para ampliar o desenvolvimento social, econômico e comercial entre os dois países, intensificando o processo de integração regional. A abertura da Reunião…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail