Lideranças das regiões serranas gaúcha e catarinense estiveram nesta terça-feira (7) no Ministério dos Transportes para pedir ao governo a pavimentação do trecho de 30 quilômetros da BR 285 entre São José dos Ausentes (RS) e Timbé do Sul (SC), ligando com a BR 101. A senadora Ana Amélia (PP-RS) participou do encontro com o ministro Antonio Carlos Rodrigues.
Conforme informou o ministro, a licitação para o reinício das obras nos oito quilômetros no lado gaúcho deverá ocorrer em outubro e a retomada dos trabalhos no próximo ano. Em relação aos 22 quilômetros no lado de Santa Catarina, ainda nesta semana o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deverá informar sobre as prioridades em relação à liberação de recursos para a realização das obras.
Estiveram presentes também o secretário de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, o vice-prefeito de São José dos Ausentes, Nercirio Cardoso Homem (PMDB), o prefeito de Timbé do Sul, Eclair Alves Coelho (PMDB), o deputado estadual Ronaldo Santini (PTB), o deputado federal Edinho Bez (PMDB-SC), o secretário de Articulação Nacional do governo de Santa Catarina, Acelio Casagrande, entre outras lideranças.
No encontro, a senadora Ana Amélia, que esteve na última sexta-feira (3) na região, quando foi recebida pelo prefeito de São José dos Ausentes, Paulo Roberto Guimarães (PMDB), falou ao ministro sobre a importância da obra para o desenvolvimento da região. Além do escoamento da produção, a pavimentação é importante para estimular o turismo. A parlamentar gaúcha também convidou o ministro para visitar a região e conhecer o potencial nas áreas do turismo e da produção.
O deputado Edinho Bez disse que são apenas 30 quilômetros que irão ligar a região a diversas rodovias, chegando até o Uruguai e a Argentina. Já o vice-prefeito de São José dos Ausentes destacou que novas empresas estão sendo instaladas no município e a obra é fundamental para que essas e outras já existentes façam a exportação de produtos como maçã e pellets.BR 470
Na reunião o ministro também informou sobre a ordem de serviço que deverá ser confirmada para a realização de obras de recuperação da BR-470, ligando Lagoa Vermelha a São Jerônimo. Entre as melhorias estão previstas a manutenção da estrada, com tapa-buracos e sinalização do trecho de aproximadamente 200 quilômetros.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
368.520
seguidores
22.621
seguidores