Municípios atingidos pela estiagem apresentam demandas em reuniões no Ministério da Integração e na Defesa Civil

21 de mar - Municípios


Senadora Ana Amélia integrou comitiva de prefeitos gaúchos

Municípios atingidos pela estiagem apresentam demandas em reuniões no Ministério da Integração e na Defesa Civil

Prefeitos da Zona Sul e das regiões da Campanha e Carbonífera do Rio Grande do Sul detalharam ao ministro da Integração, Helder Barbalho, e ao secretário nacional da Defesa Civil, coronel Renato Newton, as dificuldades enfrentadas pela população afetada pela grave seca que atinge 31 municípios. A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) e deputados da bancada gaúcha participaram da reunião.

Além da falta de água, que provocou prejuízos na agricultura e pecuária, agora falta comida para famílias carentes em alguns municípios, como Hulha Negra. O prefeito Carlos Renato Teixeira Machado contou que apenas quatro dos oito poços artesianos do município contêm água para abastecer os 6,5 mil habitantes.

— O remanejamento de água para outros poços tem que ser feito de madrugada para não despertar revolta nos moradores das regiões onde estão os poços com água. A ajuda com alimentação recebida do governo federal não foi suficiente e o município não tem recursos para custear a alimentação dessas famílias — destacou.

Os prefeitos foram orientados sobre como enviar documentos para terem homologados os decretos de emergência e a solicitação de ajuda ao governo federal. Ficou acertado que a Defesa Civil estadual irá distribuir cestas básicas e garantirá verba para custear o combustível e a locação de caminhões pipa para distribuição de água. A ajuda está garantida até o fim de abril.

A prefeita de Cristal, Fábia Richter, e o prefeito de Bagé, Divaldo Vieira Lara, pediram um olhar especial para os municípios gaúchos.

— As ações têm que ser imediatas. As pessoas estão com dificuldades para beber água e estão aumentando as doenças diarreicas. Perdemos 80% da soja e é necessário que o governo ajude os municípios com ações emergenciais, mas, também, invista em ações de prevenção que sejam continuas — cobrou Fabia Richter.

Além da liberação de recursos para atender as demandas dos municípios afetados pela seca por um período mais longo, o ministro Helder comprometeu-se a conversar com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha sobre a liberação de R$ 23 milhões para repassar aos 21 municípios atingidos pelas enchentes em 2017.

Na quinta-feira, os prefeitos da Zona Sul estiveram com Padilha, reforçando os pedidos já apresentados nos outros ministérios. O ministro adiantou que conversará com o Ministério do Planejamento para ver qual a possibilidade de encaminhar os recursos que já estão empenhados, como no caso da Barragem da Bagé, e de emendas parlamentares. 

O ministro solicitou ainda ao deputado gaúcho Mauro Pereira (MDB-RS) a relação das emendas referentes aos municípios atingidos pela seca.

Municípios atingidos pela estiagem apresentam demandas em reuniões no Ministério da Integração e na Defesa Civil

Municípios atingidos pela estiagem apresentam demandas em reuniões no Ministério da Integração e na Defesa Civil



Fonte: Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

11 de dez
Projeto que torna Lagoa Vermelha a Capital Nacional do Churrasco está pronto para ser votado no Senado
O projeto de lei (PL 193/2018) que confere ao município de Lagoa Vermelha o título de Capital Nacional do Churrasco está pronto para ser votado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do…

4 de dez
Senado aprova manutenção de coeficientes de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios
Com 49 votos favoráveis e 8 contrários, o Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (4) o projeto que congela os coeficientes de rateio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) até 2020. O PLC 124/2018-Complementar determina que a divisão…

Senado mantém atuais índices de divisão do FPM até 2020
Com 49 votos favoráveis e 8 contrários, o Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (4) o projeto que congela os coeficientes de rateio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) até 2020. O PLC 124/2018-Complementar determina que a divisão dos recursos do FPM…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail