Além da falta de água, que provocou prejuízos na agricultura e pecuária, agora falta comida para famílias carentes em alguns municípios, como Hulha Negra. O prefeito Carlos Renato Teixeira Machado contou que apenas quatro dos oito poços artesianos do município contêm água para abastecer os 6,5 mil habitantes.
— O remanejamento de água para outros poços tem que ser feito de madrugada para não despertar revolta nos moradores das regiões onde estão os poços com água. A ajuda com alimentação recebida do governo federal não foi suficiente e o município não tem recursos para custear a alimentação dessas famílias — destacou.
Os prefeitos foram orientados sobre como enviar documentos para terem homologados os decretos de emergência e a solicitação de ajuda ao governo federal. Ficou acertado que a Defesa Civil estadual irá distribuir cestas básicas e garantirá verba para custear o combustível e a locação de caminhões pipa para distribuição de água. A ajuda está garantida até o fim de abril.
A prefeita de Cristal, Fábia Richter, e o prefeito de Bagé, Divaldo Vieira Lara, pediram um olhar especial para os municípios gaúchos.
— As ações têm que ser imediatas. As pessoas estão com dificuldades para beber água e estão aumentando as doenças diarreicas. Perdemos 80% da soja e é necessário que o governo ajude os municípios com ações emergenciais, mas, também, invista em ações de prevenção que sejam continuas — cobrou Fabia Richter.
Além da liberação de recursos para atender as demandas dos municípios afetados pela seca por um período mais longo, o ministro Helder comprometeu-se a conversar com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha sobre a liberação de R$ 23 milhões para repassar aos 21 municípios atingidos pelas enchentes em 2017.
Na quinta-feira, os prefeitos da Zona Sul estiveram com Padilha, reforçando os pedidos já apresentados nos outros ministérios. O ministro adiantou que conversará com o Ministério do Planejamento para ver qual a possibilidade de encaminhar os recursos que já estão empenhados, como no caso da Barragem da Bagé, e de emendas parlamentares.
O ministro solicitou ainda ao deputado gaúcho Mauro Pereira (MDB-RS) a relação das emendas referentes aos municípios atingidos pela seca.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Mais notícias:
20/03/2019
O Ministério do Desenvolvimento Regional irá avaliar o
andamento dos pedidos dos 39 municípios que recorreram à Defesa Civil para
recuperar os estragos causados pelas enchentes em janeiro. Em reunião com a
bancada federal gaúcha, nesta quarta-feira, o ministro…
12/03/2019
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
369.212
seguidores
22.621
seguidores