Movimentos identificados com o combate à corrupção lançaram nesta quarta-feira (29) projeto para aumentar a transparência do sistema político, mostrando o posicionamento dos parlamentares nas votações dos principais temas, presença nas sessões, gastos do gabinete e qualidade da produção legislativa. A iniciativa é do Vem pra Rua, do Ranking dos Políticos e do Mude.
O lançamento ocorreu no dia em que completou um ano da votação, na Câmara dos Deputados, que desfigurou o projeto das Dez Medidas contra a Corrupção. O objetivo é conscientizar a sociedade acerca da conduta e atividade dos parlamentares e manter a população informada sobre os seus representantes, oferecendo mais transparência e ampliando o acesso a informações públicas, explicam os organizadores.
— O acesso e transparência das informações, na prática, ajudará a combater um antigo problema de memória curta dos eleitores que, no momento de escolher um representante, se esquecem do seu passado”, disse Rogério Chequer, porta-voz do movimento Vem pra Rua.
Chequer e outros líderes do Vem pra Rua conversaram com a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), que elogiou a iniciativa.
— Saúdo esse movimento que dará transparência em relação ao comportamento dos políticos. Esse monitoramento ajudará a avivar a memória do eleitor na hora das eleições — disse a parlamentar.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
369.380
seguidores
22.621
seguidores