Quintella informou a pasta não tem recursos para contratar novas obras de infraestrutura em rodovias neste ano, mas garantiu que há disponibilidade orçamentária para a conclusão da duplicação de 50 quilômetros na BR 116, entre Porto Alegre e Sentinela do Sul. De acordo com o Ministério dos Transportes, 59% das obras estão concluídas.
A equipe do ministro Quintella detalhou à comitiva gaúcha o plano para a nova concessão federal das BRs 386/448/290/101. Pela proposta, a iniciativa privada poderá explorar, por 30 anos, 660 quilômetros. O investimento esperado com as melhorias é de R$ 7,9 bilhões. Ao longo das rodovias, haverá sete pontos de cobrança de pedágio, pontos de acesso aos municípios e faixas duplicadas. O valor médio das tarifas será de R$ 11.
Os parlamentares e prefeitos questionaram os valores e os trechos onde serão construídas as praças de cobranças. Foi sugerido mais debate com a sociedade antes de lançarem o edital. Maurício Quintella garantiu que a pasta ouvirá as sugestões da sociedade gaúcha.
— Nesta quinta (16) e sexta-feira (17), o ministério promoverá audiências públicas, respectivamente, em Lajeado e Soledade para apresentarmos a proposta. Se, após esses debates o entendimento for por esperarmos mais antes de lançar os editais, me comprometo a levar essa demanda ao ministro Moreira Franco e ao presidente Michel Temer — afirmou o ministro dos Transportes.
Ponte Brasil-Argentina
Outra pauta do encontro com o ministro Maurício Quintella foi a construção da ponte para ligar o Rio Grande do Sul à Argentina. A reivindicação ocorre há mais de 20 anos. Quintella se comprometeu a envolver o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, nos debates. A equipe do Ministério dos Transportes informou aos parlamentares e prefeitos que, sem a participação do governo argentino, a obra é inviável economicamente.
— Temos que envolver o governo argentino para viabilizar a obra. Na visita do presidente Maurício Macri, em 7 de fevereiro, foi tratado sobre o assunto. E, ainda neste semestre, deverá haver uma reunião entre os dos países para tratar sobre o assunto — informou o ministro.
A obra é considerada importante para a economia das regiões de fronteira com a Argentina. Atualmente as propostas de construção da ponte são entre as divisas de Itaqui-Alvear, Porto Xavier-San Javier e Porto Mauá-Alba Posse. Setores como comércio, prestação de serviços e escoamento da produção aguardam a construção da ponte.
Maurício Quintella destacou que conversará com o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Moreira Franco, e com a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) para contratar um estudo de viabilidade técnica para apontar qual projeto é mais viável ao país.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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