Ministro da Saúde garante portaria reduzindo custos para abertura de clínicas de nefrologia

10 de mai - Saúde


Demandas do setor foram levadas pela senadora Ana Amélia e representantes do Simers

Ministro da Saúde garante portaria reduzindo custos para abertura de clínicas de nefrologia

Ao receber as demandas da Sociedade Gaúcha de Nefrologia e do SIMERS (Sindicato Médico do Rio Grande do Sul), levadas pela senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) e pelas lideranças do setor, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, garantiu que até o final deste mês publicará portaria para reduzir o custo da abertura de clínicas para o atendimentos dos pacientes. O encontro ocorreu na noite desta terça-feira (8), em Brasília.

Além da senadora Ana Amélia, participaram os senadores Eduardo Amorim (PSDB-SE) e Waldemir Moka (PMDB-MS), a diretora do Simers, Gisele Lobato, e a assessora política da entidade, Simone Justo Hahn.

Ao falar sobre as preocupações do setor, Gisele abordou sobre a desassistência aos pacientes e as dificuldades nos pagamentos que afetam e ameaçam o funcionamento de clínicas em todo o Brasil em função dos baixos valores recebidos e da falta de políticas específicas para estimular o setor. No Rio Grande do Sul, recentemente, foram fechadas unidades em Cachoeirinha, Canela, Santa Rosa, Frederico Westphalen, Porto Alegre e São Lourenço.

A diretora revelou dado assustador: no Brasil, houve crescimento de 70% no número de pacientes entre 2007 e 2017, sendo que hoje são mais de 10 milhões de pessoas com doença renal, mas apenas 130 mil em tratamento. Em relação ao custo de uma sessão de hemodiálise pelo SUS e o valor pago pelo Ministério da Saúde, a defasagem é de 29%. Os últimos reajustes da tabela do SUS ficaram abaixo da inflação.

Após ouvir o relato, além de anunciar a portaria para estimular a abertura de novas clínicas, o ministro Gilberto Occhi informou que solicitou ao conselho de secretários de saúde levantamento sobre onde estão as maiores carências desse tipo de atendimento para definir novas ações. 


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

18 de mai
Em Bento Gonçalves, Ana Amélia visita Hospital Tacchini
Em Bento Gonçalves, a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) visitou o Hospital Tacchini, instituição de 94 anos que é referência para mais de 30 municípios da região de Bento Gonçalves e onde 63% dos atendimentos são pelo SUS. A parlamentar foi recebida pelo presidente do Conselho…

15 de mai
MEC garante recursos para conclusão de obras em hospitais da UFRGS e UFPel
O ministro da Educação, Rossieli Soares, garantiu o repasse para obras do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), vinculado academicamente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail