O ministro dos Transporte, Valter Casimiro, informou que a pasta está analisando a disponibilização orçamentaria para conclusão das obras do trevo de acesso viário da BR 290 ao Campus da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), em São Gabriel. A expectativa é que o Ministério faça o repasse dos recursos, cerca de R$ 1,2 milhão, para conclusão das obras.
A informação foi repassada em reunião, nesta terça-feira (07), com uma comitiva de parlamentares e prefeitos do Rio Grande do Sul, liderada pela senadora Ana Amélia (Progressistas-RS). O prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves, reiterou a importância da obra para município.
Recursos para manutenção da BR 290, no trecho entre Eldorado do Sul e Uruguaiana, informou o ministro, estão garantidos para este ano. Os prefeitos de Pantano Grande, Cássio Nunes, e de Itaqui, Jarbas Martini, também apresentaram demandas ao ministério.
O prefeito Cássio agradeceu o empenho da senadora Ana Amélia na liberação de recursos para impedir garantir as obras do viaduto da BR 290, em Pantano Grande. O orçamento foi assegurado pelo Comitê Gestor do PAC, com apoio da Casa Civil, em julho. Ele aproveitou o encontro para reforçar a necessidade de garantir, no orçamento de 2019, recursos para obras, que é fundamental porque atravessa a área urbana do município. Caso seja paralisada, teria impactos negativos, com aumento de acidentes, por exemplo.
Em Itaqui, a obra prioritária é a ponte de ferro entre que vai até Uruguaiana. Essa é uma das obras mais aguardas na Fronteira Oeste. Com apenas uma via, a ponte tem 1,7 mil metros sobre o rio Ibicuí. O prefeito Jarbas Martini destacou que parte da ponte foi construída em 1888, ainda na época do Império. Nas duas cabeceiras da ponte há sinaleiras e o tempo de espera de um fluxo para outro é entre cinco e dez minutos. O ministro Casimiro informou que a empresa para construção da nova ponte já foi contratada e aguarda apenas recursos para executar o início das obras.
Os deputados federais Covatti Filho e Renato Molling, o deputado Estadual, Frederico Antunes, e o prefeito de São Sepé, Leocarlos Gazzoni, todos do Progressistas gaúcho, participaram da reunião. Eles frisaram que as obras na BR 290 são prioritárias para salvar vidas e auxiliar no escoamento da produção agrícola.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
369.355
seguidores
22.621
seguidores