Ministro analisa recursos para obras e manutenção da BR 290

7 de ago - Infraestrutura


Valter Casimiro falou sobre projetos em São Gabriel, Itaqui e Pantano Grande

Ministro analisa recursos para obras e manutenção da BR 290

O ministro dos Transporte, Valter Casimiro, informou que a pasta está analisando a disponibilização orçamentaria para conclusão das obras do trevo de acesso viário da BR 290 ao Campus da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), em São Gabriel. A expectativa é que o Ministério faça o repasse dos recursos, cerca de R$ 1,2 milhão, para conclusão das obras. 

A informação foi repassada em reunião, nesta terça-feira (07), com uma comitiva de parlamentares e prefeitos do Rio Grande do Sul, liderada pela senadora Ana Amélia (Progressistas-RS). O prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves, reiterou a importância da obra para município.

Recursos para manutenção da BR 290, no trecho entre Eldorado do Sul e Uruguaiana, informou o ministro, estão garantidos para este ano. Os prefeitos de Pantano Grande, Cássio Nunes, e de Itaqui, Jarbas Martini, também apresentaram demandas ao ministério. 

O prefeito Cássio agradeceu o empenho da senadora Ana Amélia na liberação de recursos para impedir garantir as obras do viaduto da BR 290, em Pantano Grande. O orçamento foi assegurado pelo Comitê Gestor do PAC, com apoio da Casa Civil, em julho. Ele aproveitou o encontro para reforçar a necessidade de garantir, no orçamento de 2019, recursos para obras, que é fundamental porque atravessa a área urbana do município. Caso seja paralisada, teria impactos negativos, com aumento de acidentes, por exemplo. 

Em Itaqui, a obra prioritária é a ponte de ferro entre que vai até Uruguaiana. Essa é uma das obras mais aguardas na Fronteira Oeste. Com apenas uma via, a ponte tem 1,7 mil metros sobre o rio Ibicuí. O prefeito Jarbas Martini destacou que parte da ponte foi construída em 1888, ainda na época do Império. Nas duas cabeceiras da ponte há sinaleiras e o tempo de espera de um fluxo para outro é entre cinco e dez minutos. O ministro Casimiro informou que a empresa para construção da nova ponte já foi contratada e aguarda apenas recursos para executar o início das obras.

Os deputados federais Covatti Filho e Renato Molling, o deputado Estadual, Frederico Antunes, e o prefeito de São Sepé, Leocarlos Gazzoni, todos do Progressistas gaúcho, participaram da reunião. Eles frisaram que as obras na BR 290 são prioritárias para salvar vidas e auxiliar no escoamento da produção agrícola.

Ministro analisa recursos para obras e manutenção da BR 290


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

19 de jul
Comitê Gestor do PAC garante recursos e obras do viaduto da BR 290 não serão interrompidas
A falta de orçamento para a supervisão da obra de duplicação da BR 290, no lote 4, poderia colocar em risco o andamento dos trabalhos. Entretanto, nessa quinta-feira (19), a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) recebeu a confirmação…

4 de jul
Parlamentares derrubam o veto à federalização da rodovia
O Plenário do Congresso Nacional derrubou nesta quarta-feira (4) o veto presidencial à federalização do trecho de rodovia entre as cidades de Bom Jesus (RS) e Bom Retiro (SC). Conhecido como “Caminhos da Neve”, o trecho une as regiões serranas do Rio Grande do…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail