Ministra da Agricultura confirma suspensão da importação de café para não prejudicar produtores brasileiros

19/05/2015 - Agricultura


Presidente da Comissão de Agricultura, senadora Ana Amélia reforçou o pedido do senador Ferraço e abordou questões relacionadas ao Rio Grande do Sul

Ministra da Agricultura confirma suspensão da importação de café para não prejudicar produtores brasileiros

Presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, a senadora Ana Amélia (PP-RS) acompanhou, na noite de terça-feira (19), os senadores Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e Douglas Cintra (PTB-PE) em audiência com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, para solicitar a suspensão da importação de grãos de café tipo arábica do Peru. A ministra afirmou que publicará portaria nos próximos dias suspendendo a importação.

Conforme produtores de Espírito Santo, estado do senador Ferraço e segundo maior produtor de café do país, a medida cobrada poderá evitar impactos sociais e econômicos negativos.

No encontro, a ministra também informou sobre o compromisso firmado com a China, horas antes, para habilitação de unidades de abate de bovinos e de outras plantas de aves, além de uma de suínos, cuja exportação para o país asiático beneficiará especialmente estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O acordo foi firmado durante visita do primeiro-ministro chinês, Li Keqiang.

A senadora Ana Amélia aproveitou para apresentar demanda solicitada pelo secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Ernani Polo e pelo presidente da Companhia Estadual de Silos e Armazenagens (Cesa), Carlos Kercher, para que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) use silos da Cesa que estão vazios para armazenar estoques do governo. A medida poderá gerar renda ao Estado. 


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

11/12/2018
Senado aprova novo limite para compra de leite de pequenos agricultores
O Plenário aprovou emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece um novo limite de aquisição de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal (ECD 1/2018). Conforme o texto aprovado, o limite mínimo passa a…

05/12/2018
Aprovada urgência para projeto que garante compra mínima de leite de agricultores familiares
O Plenário vota na próxima terça-feira (11) o projeto que obriga o governo federal a realizar compras mínimas de leite produzido por agricultores familiares. O texto em pauta assegura a aquisição de pelo menos 35 litros por dia. O autor…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail