Ministra da Agricultura confirma suspensão da importação de café para não prejudicar produtores brasileiros

19/05/2015 - Agricultura


Presidente da Comissão de Agricultura, senadora Ana Amélia reforçou o pedido do senador Ferraço e abordou questões relacionadas ao Rio Grande do Sul

Ministra da Agricultura confirma suspensão da importação de café para não prejudicar produtores brasileiros

Presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, a senadora Ana Amélia (PP-RS) acompanhou, na noite de terça-feira (19), os senadores Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e Douglas Cintra (PTB-PE) em audiência com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, para solicitar a suspensão da importação de grãos de café tipo arábica do Peru. A ministra afirmou que publicará portaria nos próximos dias suspendendo a importação.

Conforme produtores de Espírito Santo, estado do senador Ferraço e segundo maior produtor de café do país, a medida cobrada poderá evitar impactos sociais e econômicos negativos.

No encontro, a ministra também informou sobre o compromisso firmado com a China, horas antes, para habilitação de unidades de abate de bovinos e de outras plantas de aves, além de uma de suínos, cuja exportação para o país asiático beneficiará especialmente estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O acordo foi firmado durante visita do primeiro-ministro chinês, Li Keqiang.

A senadora Ana Amélia aproveitou para apresentar demanda solicitada pelo secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Ernani Polo e pelo presidente da Companhia Estadual de Silos e Armazenagens (Cesa), Carlos Kercher, para que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) use silos da Cesa que estão vazios para armazenar estoques do governo. A medida poderá gerar renda ao Estado. 


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

21 de set
CRA aprova regras de distribuição de recursos para defesa agropecuária
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou, nesta terça-feira (19), o projeto de lei que disciplina a distribuição de recursos da União para defesa agropecuária. A proposta (PLS 379/2016) estabelece percentuais para repasses a estados e municípios para ações…

12 de set
Aprovado projeto que simplifica renegociação do crédito rural
O Senado aprovou, por unanimidade, o projeto que institui um procedimento menos burocrático para a renegociação do crédito rural. De acordo com o Projeto de Lei do Senado (PLS) 354/2014, agricultores inadimplentes poderão renegociar suas dívidas de forma mais…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail