Ministra acena positivamente sobre ideia da senadora para realocação de recursos à subvenção ao seguro rural

08/12/2015 - Agricultura


Senadora Ana Amélia e presidente da Farsul, Carlos Sperotto, participaram de reunião com Kátia Abreu nesta terça-feira

Ministra avalia alternativas para aumentar recursos para o subsídio ao seguro rural

A ministra Kátia Abreu confirmou a possibilidade de que seja atendida a proposta da senadora Ana Amélia ao Orçamento de 2016, já acatada pelo relator-geral, deputado Ricardo Barros. A emenda prevê a realocação de valores não utilizados em determinadas áreas para a subvenção ao seguro rural. A única diferença será no valor, que deve ser de cerca de R$ 750 milhões, pouco abaixo do que foi previsto inicialmente.

A alteração não implicará no aumento do gasto público, pois trata-se apenas de um remanejo. A proposta ajudará milhares de agricultores, especialmente em um período de El Niño e onde os custos de produção aumentaram em 20%, evitando surpresas como neste ano, onde os produtores precisaram desembolsar recursos do próprio bolso por conta da falta de repasse de parte da subvenção.

O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (8). O presidente da Farsul, Carlos Speroto, o secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, o economista da Farsul, Antonio da Luz, e o secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Caio Rocha, Caio Rocha, também participaram da reunião.

Fruticultores

A ministra da Agricultura, Katia Abreu, também disse que, apesar da grave crise financeira, tentará encontrar dentro do orçamento deste ano uma alternativa que possa compensar o subsídio ao seguro rural que está sendo pago pelos agricultores gaúchos. O valor é estimado em R$ 30 milhões.

Entre os maiores prejudicados estão os produtores de uva, pêssego, caqui e kiwi, que contabilizaram perdas devido às chuvas, ao granizo e ao ataque de pragas.

Ministra avalia alternativas para aumentar recursos para o subsídio ao seguro rural



Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

11/12/2018
Senado aprova novo limite para compra de leite de pequenos agricultores
O Plenário aprovou emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece um novo limite de aquisição de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal (ECD 1/2018). Conforme o texto aprovado, o limite mínimo passa a…

05/12/2018
Aprovada urgência para projeto que garante compra mínima de leite de agricultores familiares
O Plenário vota na próxima terça-feira (11) o projeto que obriga o governo federal a realizar compras mínimas de leite produzido por agricultores familiares. O texto em pauta assegura a aquisição de pelo menos 35 litros por dia. O autor…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail