As confirmações vieram do próprio ministro, Antonio Carlos Rodrigues, durante reunião com comitiva gaúcha. A iniciativa foi do deputado estadual Marcel Van Hattem (PP), após ter debatido o tema em Novo Hamburgo, no dia 2 de outubro. Acompanharam a reunião a senadora Ana Amélia (PP), os deputados estaduais Alexandre Postal (PMDB) e Elton Weber (PSB), o deputado federal Renato Molling (PP), o diretor-geral da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, Germano Stevens, e os vereadores de Dois Irmãos, Jair Quilin e Sergio Fink. A assessora especial do Ministério dos Transportes, Nilza Yamasaki, e o diretor de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Garcia também participaram da audiência.
A senadora Ana Amélia destacou que a sinaleira da Roselândia, na BR-116, é um dos trechos que registra mais retenções e engarrafamentos na rodovia atualmente O ministro, então, ressaltou que a pasta convive com dificuldades orçamentárias. Neste trecho da BR, havia a previsão de construção de viaduto, que não foi licitado no programa de melhorias da BR-116.
Nilza Yamasaki anunciou que serão realizadas, em janeiro, obras emergenciais dentro do contrato vigente de manutenção da BR-116 (Crema 1ª Etapa). O trecho terá a implantação de uma faixa exclusiva para siga livre (no sentido interior-Capital), construção de canteiro central com refúgio para veículos que fazem a conversão à esquerda da BR-116 (sentido interior-Capital) para o bairro Roselândia e implantação de pista dupla com cerca de 1 quilômetro (do acesso ao bairro até a RS-239, que leva à Serra Gaúcha).
Durante a reunião, também foi solicitado que a Polícia Rodoviária Federal realize operações para controlar o trânsito durante os horários de maior movimento. No mesmo momento, o ministro ligou para a diretora-geral da PRF, Maria Alice Nascimento Souza, que garantiu atenção ao trecho nos horários mais complicados. Ela também destacou a necessidade de contratação de novos policiais rodoviários federais, pois boa parte do efetivo gaúcho está prestes a se aposentar.
— Foi uma reunião extremamente produtiva com o ministro, que garantiu o plano de construção do viaduto na região e anunciou obras emergenciais. A unidade dos representantes da região foi muito importante em busca de solução a esse gargalo na região — declarou a senadora.
Durante a reunião, o ministro também atendeu a um pedido feito pela senadora Ana Amélia em audiência no dia 5 de agosto: a alteração da velocidade máxima da BR-386, para 100 km/h a veículos leves e 80 km/h aos veículos pesados. Ana Amélia exaltou a informação, pois atende antiga reivindicação da região.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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