Ministério determina que reidratação de leite em pó seja com produto nacional

21/10/2016 - Agricultura


Ingresso de leite importado prejudicou o setor, gerando queda no preço pago ao produtor

MAPA determina que reidratação de leite em pó deve ser com produto nacional

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou nesta sexta-feira (21), instrução normativa determinando que a reidratação de leite em pó, pelas indústrias que produzem leite longa vida para a região da Sudene, seja feita somente com produto nacional. A decisão deve amenizar a entrada de leite em pó importado, o que estava gerando prejuízo ao mercado brasileiro.

A queda do preço pago pelo leite ao produtor tem afetado a produção principalmente no Sul do País, e foi tema de audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, presidida pela senadora Ana Amélia (PP-RS), no dia 07 de outubro. Na ocasião, produtores e representantes da indústria apresentaram reivindicações aos ministérios da Agricultura e de Relações Exteriores, dentre elas a alteração da Instrução Normativa 26, que possibilitava a reidratação de leite em pó importado para abastecer municípios afetados pela seca.

Na audiência também ficou estabelecida a necessidade de um sistema de cotas entre produtores e indústria do Brasil e do Uruguai, para evitar a entrada em alta escala do produto uruguaio, o que também estaria afetando o preço pago ao produtor brasileiro. 

Na quinta-feira (20) a senadora Ana Amélia voltou a defender na tribuna os produtores de leite, reiterando a necessidade de buscar alternativas para enfrentar a crise do setor (vídeo).

MAPA determina que reidratação de leite em pó deve ser com produto nacional



Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Queda do preço do leite pago ao produtor causa prejuízo ao setor, diz Ana Amélia


Mais notícias:

11/12/2018
Senado aprova novo limite para compra de leite de pequenos agricultores
O Plenário aprovou emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece um novo limite de aquisição de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal (ECD 1/2018). Conforme o texto aprovado, o limite mínimo passa a…

05/12/2018
Aprovada urgência para projeto que garante compra mínima de leite de agricultores familiares
O Plenário vota na próxima terça-feira (11) o projeto que obriga o governo federal a realizar compras mínimas de leite produzido por agricultores familiares. O texto em pauta assegura a aquisição de pelo menos 35 litros por dia. O autor…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail