O Ministério da Saúde publicou nesta sexta-feira (17) portaria autorizando o repasse de R$ 3 milhões para a Santa Casa do Rio Grande. Com o valor, a instituição de saúde poderá quitar parte da folha de pagamento dos 1,3 mil funcionários. O recurso é resultado de audiências da diretoria da Santa Casa, agendadas pela senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) no Ministério da Saúde.
- O trabalho do gabinete da senadora Ana Amélia foi ímpar para que conseguíssemos o recurso - destaca o administrador da Santa Casa de Rio Grande, Régis Pinto e Silva.
Régis calcula que com os repasses do governo do estado ao poucos será colocada em dia a dívida salarial com os funcionários. Uma das saídas analisadas é a MP editada nessa semana pelo Governo Federal diminuindo os juros para o financiamento das Santas Casas e hospitais filantrópicos. A medida diminuirá a dívida mensal dessas instituições junto aos bancos.
As santas casas e hospitais filantrópicos respondem por 51% de todos os atendimentos SUS no País. Dos procedimentos de alta complexidade pela rede pública, 67% são feitos pelas Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. Atualmente, o sistema enfrenta crescente endividamento causado pela defasagem da tabela SUS. O resultado disso é um déficit de R$ 10 milhões ano.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
368.501
seguidores
22.621
seguidores