Ministério da Fazenda apresenta medidas para aliviar finanças dos Estados exportadores

22/03/2016 - Economia


Senadora Ana Amélia participou de reunião com Nelson Barbosa nesta terça-feira (22)

Ministério da Fazenda apresenta medidas para aliviar finanças dos Estados exportadores

No Ministério da Fazenda, nesta terça-feira (22), o ministro Nelson Barbosa apresentou a parlamentares medidas que podem aliviar as finanças dos Estados exportadores. A senadora Ana Amélia (PP-RS) participou do encontro, uma vez que o Rio Grande do Sul é um dos Estados com maior dificuldade de caixa.

Conforme anunciou o ministro, o valor do Fundo de Apoio às Exportações (FEX) referente a 2015, previsto para ser pago no segundo semestre deste ano, pode ser antecipado para o primeiro semestre. O total para os Estados é de R$ 1,950 bilhão, sendo R$ 150 milhões destinados ao Rio Grande do Sul.

O ministro também admitiu antecipar para o segundo semestre o pagamento do FEX de 2016, incialmente previsto para o próximo ano. A senadora Ana Amélia (PP-RS) ressaltou, no entanto, que essa medida depende da aprovação dos Ministérios do Planejamento e Casa Civil. Segundo Barbosa, os parlamentares precisam auxiliar a convencer as outras pastas sobre a importância dessa antecipação.

Além disso, foram mencionadas medidas que a Fazenda apresentará para reduzir em 40%, durante dois anos, o montante desembolsado, mensalmente, pelos Estados para pagamento da dívida com a União. No pacote, os governos estaduais terão que cumprir uma série de obrigações para contar com o alongamento do prazo para pagamento da dívida.

Ministério da Fazenda apresenta medidas para aliviar finanças dos Estados exportadores

Fonte: Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

11 de abr
Impactos de medidas ao setor calçadista serão debatidos em audiência no Senado
Preocupada com as consequências econômicas e sociais negativas para o setor calçadista brasileiro de uma possível redução do imposto de importação dos calçados esportivos, especialmente em relação à perda de empregos, a senadora Ana Amélia…

OCB lança Agenda Institucional 2018 de cooperativismo
A Agenda Institucional 2018 do Cooperativismo foi apresentada pela OCB nesta quarta-feira (11), pelo Sistema OCB, com propostas legislativas para alavancar o setor e garantir segurança jurídica aos cooperados. A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), vice-presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo esteve no evento e destacou compromisso…

3 de abr
Congresso derruba veto ao Refis das micros e pequenas empresas
O Congresso derrubou nesta terça-feira (3) o veto ao projeto que instituía o Refis para micros e pequenas empresas. O  programa de refinanciamento, permitido às empresas que optaram pelo Simples, regime simplificado de tributação, havia sido aprovado pelo Senado no final de 2017.…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail