Mercados e perspectivas para o futuro da produção leiteira no Brasil serão debatidos em audiência da Comissão de Agricultura em Ijuí

01/07/2015 - Agricultura


Reunião, por iniciativa da senadora Ana Amélia, será realizada no dia 10 de julho, na região Noroeste do Rio Grande do Sul

Mercados e perspectivas para o futuro da produção leiteira no Brasil serão debatidos em audiência da Comissão de Agricultura em Ijuí


A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA) promove na sexta-feira (10), em Ijuí, na região Noroeste do Rio Grande do Sul, audiência pública para discutir os “mercados e perspectivas para o futuro da produção leiteira no Brasil”. O debate, que terá transmissão da TV Senado, será realizado no Salão de Atos do campus da Unijuí, a partir das 14h.

A região noroeste foi escolhida para sediar a audiência por ser o principal polo de produção de leite no Estado e o segundo maior produtor do país. Esse setor envolve cerca de 130 mil produtores e está presente em 90% dos municípios gaúchos, contribuindo com mais de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado do Rio Grande do Sul.

O debate, explica a senadora Ana Amélia, que preside a CRA, será importante para avaliar a situação atual e, especialmente, projetar ações para fortalecer e estimular a produção, garantindo a ampliação de mercados, desenvolvimento de mais tecnologia e mais geração de renda.

Lideranças do setor, representantes do governo, senadores, deputados e especialistas na área, além de produtores de todo o Estado, irão participar do debate. Serão painelistas o Chefe-Geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado do Rio Grande do Sul (SINDILAT-RS), Alexandre Guerra, o presidente do Instituto Gaúcho do Leite, Gilberto Piccinini, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS), Carlos Joel da Silva, o presidente do Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Estado do Rio Grande do Sul (CONSELEITE-RS/FARSUL), Jorge Rodrigues, o presidente da Emater, Clair Kuhn, o secretário de Agricultura do RS, Ernani Polo, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), Edmundo Klotz, e representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A audiência pública será presidida pela senadora Ana Amélia e será a oitava do Ciclo de Debates da comissão neste ano. O primeiro encontro ocorreu em março, em Não-Me-Toque, durante a Expodireto-Cotrijal, e discutiu questões relacionadas à logística do setor. Também ocorreram audiências em Porto Alegre, Petrolina (PE), Ilhéus (BA), Palmas (TO) e Brasília.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

9 de nov
Farsul e Federarroz entregam demandas ao ministro da Agricultura
O presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, e o vice-presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Ferreira, apresentaram ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, demandas do setor para equiparar os custos de produção no Brasil, aos dos países do Mercosul.…

8 de nov
Senadora garante apoio à demanda dos produtores brasileiros de cebola
A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) vai solicitar o apoio dos ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, do Planejamento, Dyogo Oliveira, e da Agricultura, Blairo Maggi, ao pedido da Associação Nacional dos Produtores de Cebola (ANACE) para aumentar de 10% para 35%…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail