A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA) promove na sexta-feira (10), em Ijuí, na região Noroeste do Rio Grande do Sul, audiência pública para discutir os “mercados e perspectivas para o futuro da produção leiteira no Brasil”. O debate, que terá transmissão da TV Senado, será realizado no Salão de Atos do campus da Unijuí, a partir das 14h.
A região noroeste foi escolhida para sediar a audiência por ser o principal polo de produção de leite no Estado e o segundo maior produtor do país. Esse setor envolve cerca de 130 mil produtores e está presente em 90% dos municípios gaúchos, contribuindo com mais de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado do Rio Grande do Sul.
O debate, explica a senadora Ana Amélia, que preside a CRA, será importante para avaliar a situação atual e, especialmente, projetar ações para fortalecer e estimular a produção, garantindo a ampliação de mercados, desenvolvimento de mais tecnologia e mais geração de renda.
Lideranças do setor, representantes do governo, senadores, deputados e especialistas na área, além de produtores de todo o Estado, irão participar do debate. Serão painelistas o Chefe-Geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado do Rio Grande do Sul (SINDILAT-RS), Alexandre Guerra, o presidente do Instituto Gaúcho do Leite, Gilberto Piccinini, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS), Carlos Joel da Silva, o presidente do Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Estado do Rio Grande do Sul (CONSELEITE-RS/FARSUL), Jorge Rodrigues, o presidente da Emater, Clair Kuhn, o secretário de Agricultura do RS, Ernani Polo, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), Edmundo Klotz, e representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
A audiência pública será presidida pela senadora Ana Amélia e será a oitava do Ciclo de Debates da comissão neste ano. O primeiro encontro ocorreu em março, em Não-Me-Toque, durante a Expodireto-Cotrijal, e discutiu questões relacionadas à logística do setor. Também ocorreram audiências em Porto Alegre, Petrolina (PE), Ilhéus (BA), Palmas (TO) e Brasília.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
369.370
seguidores
22.621
seguidores