MEC garante recursos para conclusão de obras em hospitais da UFRGS e UFPel

15 de mai - Saúde


Ministro prevê conclusão das obras no HCPA ainda neste ano

MEC garante recursos para conclusão de obras em hospitais da UFRGS e UFPel

O ministro da Educação, Rossieli Soares, garantiu o repasse para obras do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), vinculado academicamente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HEUFPel). A informação foi repassada à senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), que questionou o ministro, durante audiência pública na Comissão de Educação, nesta terça-feira (15), sobre o fluxo de repasse para as instituições.

— Visitei as obras dos dois hospitais e manter o fluxo de recursos é fundamental para não interromper as obras e ampliar o atendimento — disse a senadora.

Segundo o ministro Rossieli Soares, todo orçamento planejado para 2018 será mantido e entregue. Ele avalia que as obras no HCPA devem ser concluídas ainda neste ano.  

— Nossa prioridade é concluir obras para entregar para sociedade. As obras de ampliação do Hospital de Clínicas devem ser entregues ainda neste ano. Estamos apenas resolvendo questões de equipamentos — afirmou o ministro.

Em 2017, os recursos investidos diretamente pelo Ministério da Educação no Hospital de Clínicas de Porto Alegre foram da ordem de R$ 1,3 bilhão. A nova estrutura ampliará os leitos de Centro de Terapia Intensiva (CTI) e também de salas cirúrgicas.

O Hospital Escola da UFPel, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC), está ampliando o Módulo 3, que atende as demandas de oncologia e contemplará também as necessidades de graduação e pós-graduação da área de saúde. Os recursos previstos no orçamento deste ano, segundo o ministro, também estão assegurados. A unidade atende a 28 municípios da Zona Sul do RS, englobando uma população de 882 mil habitantes, exclusivamente pelo SUS. 


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

17 de out
Aprovado relatório final da Subcomissão Especial sobre Doenças Raras
Instalada em agosto de 2017, a Subcomissão Especial sobre Doenças Raras foi presidida pelo senador Waldemir Moka (PMDB-MS), autor do requerimento para a criação do colegiado, aprovou o relatório final que propõe iniciativas para promoção e defesa dos direitos das pessoas com…

16 de out
Receita para medicamento controlado terá validade em todo o território nacional
O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (16), a validade nacional das receitas de medicamentos controlados e manipulados. Conforme o texto do substitutivo da Câmara dos Deputados (SCD 4/2018) ao Projeto de Lei do Senado 325/2012, a receita médica ou odontológica…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail