MEC garante recursos para conclusão de obras em hospitais da UFRGS e UFPel

15 de mai - Saúde


Ministro prevê conclusão das obras no HCPA ainda neste ano

MEC garante recursos para conclusão de obras em hospitais da UFRGS e UFPel

O ministro da Educação, Rossieli Soares, garantiu o repasse para obras do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), vinculado academicamente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HEUFPel). A informação foi repassada à senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), que questionou o ministro, durante audiência pública na Comissão de Educação, nesta terça-feira (15), sobre o fluxo de repasse para as instituições.

— Visitei as obras dos dois hospitais e manter o fluxo de recursos é fundamental para não interromper as obras e ampliar o atendimento — disse a senadora.

Segundo o ministro Rossieli Soares, todo orçamento planejado para 2018 será mantido e entregue. Ele avalia que as obras no HCPA devem ser concluídas ainda neste ano.  

— Nossa prioridade é concluir obras para entregar para sociedade. As obras de ampliação do Hospital de Clínicas devem ser entregues ainda neste ano. Estamos apenas resolvendo questões de equipamentos — afirmou o ministro.

Em 2017, os recursos investidos diretamente pelo Ministério da Educação no Hospital de Clínicas de Porto Alegre foram da ordem de R$ 1,3 bilhão. A nova estrutura ampliará os leitos de Centro de Terapia Intensiva (CTI) e também de salas cirúrgicas.

O Hospital Escola da UFPel, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC), está ampliando o Módulo 3, que atende as demandas de oncologia e contemplará também as necessidades de graduação e pós-graduação da área de saúde. Os recursos previstos no orçamento deste ano, segundo o ministro, também estão assegurados. A unidade atende a 28 municípios da Zona Sul do RS, englobando uma população de 882 mil habitantes, exclusivamente pelo SUS. 


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

18 de mai
Em Bento Gonçalves, Ana Amélia visita Hospital Tacchini
Em Bento Gonçalves, a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) visitou o Hospital Tacchini, instituição de 94 anos que é referência para mais de 30 municípios da região de Bento Gonçalves e onde 63% dos atendimentos são pelo SUS. A parlamentar foi recebida pelo presidente do Conselho…

14 de mai
GHC comemora 20 anos da pesquisa clínica em câncer de mama
Os 20 anos da Pesquisa Clínica em câncer de mama, no Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, foram destacados em evento, nesta segunda-feira (14), com a presença da senadora Ana Amélia (Progressistas). Médicos, pesquisadores e gestores de saúde falaram sobre…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail