Deverá ser instalada no começo de agosto, no Senado, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de irregularidades nos fundos de pensão. O pedido para essa CPI foi apresentado pelos senadores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Ana Amélia (PP-RS) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).
Entre as entidades cujas contas poderão ser investigadas estão a Previ, dos funcionários do Banco do Brasil; a Petros, da Petrobras; a Funcef, da Caixa Econômica Federal; e o Postalis, dos Correios. Segundo a senadora Ana Amélia, o objetivo dessa CPI é de ampliar a transparência e reduzir as influências políticas, enraizadas na administração atual que, em vez de profissionalizar essas áreas técnicas, optou pelo aparelhamento partidário, revelando um enorme equívoco de gestão.
— A sociedade esperava essa decisão para determinar a instalação e o funcionamento da CPI. Os enormes prejuízos causados por aplicações de alto risco nos fundos de pensão de estatais precisam ser investigados para evitar que a poupança dos trabalhadores, aplicada na aposentadoria complementar,
seja dilapidada — avaliou Ana Amélia.
A parlamentar lembrou que, por causa de aplicações malfeitas, os prejuízos do fundo dos funcionários da Petrobras, por exemplo, superaram R$ 9 bilhões, no ano passado, segundo estimativas dos próprios participantes do Petros.
BNDES
Outra CPI que deverá ser instalada em agosto é para investigar denúncias de irregularidades no BNDES. O requerimento com 27 assinaturas, entre elas a da senadora Ana Amélia, foi protocolado pelo senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) e pede apuração de irregularidades nos empréstimos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para entidades privadas e a governos estrangeiros a partir de 2007.
Atualmente estão em funcionamento no Senado cinco comissões parlamentares de inquérito: de assassinato de jovens, do Carf, da CBF, das próteses, e do HSBC.Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
369.220
seguidores
22.621
seguidores