Lista fechada é uma violência à vontade do eleitor na escolha de seu candidato, diz Ana Amélia

07/04/2017 - Geral


Senadora também manifestou posição contra candidatura simultânea

Lista fechada é uma violência à vontade do eleitor na escolha de seu candidato, diz Ana Amélia

A senadora Ana Amélia reforçou nesta semana sua posição contra a possibilidade de implementação do voto em lista fechada, proposta no relatório da Reforma Política em debate no Congresso.

— Lista fechada é um despropósito. Isso não é reforma eleitoral. É uma violência à vontade do eleitor na escolha de seu candidato — disse.

A parlamentar ressaltou que a reforma deveria simplificar e moralizar o sistema eleitoral, tornando o processo mais transparente, democrático e com maior senso de representatividade legítima.

— E legitimidade é o eleitor ter o direito de escolher quem ele quer — acrescentou.

Ana Amélia disse ainda que outra medida importante é trabalhar para que o eleitor tenha vigilância e seja criterioso na escolha dos seus candidatos.

A senadora também criticou a proposta de candidaturas simultâneas. Assim, uma mesma pessoa poderia se candidatar ao mesmo tempo para governador e deputado. Perdendo em um, poderia ser eleger no outro.

Ana Amélia considerou a iniciativa uma “invencionice” sem lógica e salientou que a sociedade quer renovação.

— Propostas como essas só fazem o eleitor ficar mais desacreditado na capacidade das lideranças encarregadas de fazer uma reforma que deveria ser para a sociedade e não para o interesse de políticos ou de partidos — completou.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Lista fechada é violência à vontade do eleitor na escolha de seu candidato, diz Ana Amélia


Mais notícias:

1 de nov
“É possível ser produtivo e zelar pelo uso do dinheiro público”, afirma Ana Amélia
A sociedade está cada vez mais vigilante no trabalho dos políticos, principalmente no uso de benefícios e produtividade. A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) foi à tribuna do Senado, nesta semana, para destacar que é possível zelar pelo…

30 de out
Estatais que dão prejuízo e não prestam serviço à população devem ser fechadas, diz Ana Amélia
Em discurso na tribuna nesta terça-feira (30), a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) disse que um dos caminhos para ajudar a resolver o dilema da falta de dinheiro nos cofres do governo aponta para as estatais,…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail