Liberar indicações políticas para os conselhos das estatais é um retrocesso, critica senadora

29 de nov - Geral


Parlamentar já anunciou voto contrário a essa matéria

Liberar indicações políticas para os conselhos das estatais é um retrocesso, critica Ana Amélia

A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) anunciou nesta quarta-feira (28), no Plenário do Senado, que é contra a proposta que abre uma brecha para liberar as indicações políticas para os conselhos de administração das estatais. O projeto foi considerado um absurdo pela parlamentar.

A matéria foi aprovada por uma comissão especial da Câmara dos Deputados e nem precisou passar pelo Plenário da Casa. Em breve, deverá ser apreciada pelo Senado. Ana Amélia já anunciou que votará contra.

- Isso é um retrocesso – criticou a senadora gaúcha.

Atualmente, a Lei das Estatais proíbe as indicações políticas, determinando uma série de critérios que são exigidos desde 2016, quando uma iniciativa foi aprovada pelos congressistas para evitar a contaminação política nessas empresas.

A mudança que abre espaço para a indicação política foi feita a partir de um destaque que retirou da lei das Estatais, em vigor desde 2016, a proibição de que seja indicada para essas empresas “pessoa que atuou, nos últimos 36 (trinta e seis) meses, como participante de estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado à organização, estruturação e realização de campanha eleitoral”.

O texto apresentado também retirou da lei a proibição de que sejam indicados para esses cargos parentes até o terceiro grau de autoridades como ministros, secretários de estado e municípios, dirigente de partido político, vereadores, deputados estaduais e distritais, deputados federais e senadores.

Liberar indicações políticas para os conselhos das estatais é um retrocesso, critica Ana Amélia



Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Ana Amélia é contra projeto que libera indicações políticas às estatais


Mais notícias:

13 de dez
Em artigo na Zero Hora, senadora faz prestação de contas à sociedade
Em artigo publicado no jornal Zero Hora, nesta quinta-feira (13), a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) fez um balanço do seu primeiro mandato. A parlamentar gaúcha destacou a produção…

Primeira mulher a presidir a Associação do Ministério Público (AMP-RS) é empossada
A nova diretoria executiva da AMP/RS, com mandato até dezembro de 2020, foi empossada nesta quinta-feira (13), em solenidade realizada no final da tarde, no prédio-sede do Ministério Público gaúcho. A promotora de Justiça Martha Beltrame, eleita com 86% dos…

AJE PoA entrega prêmio Jovens Empresários 2018
A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) foi agraciada na noite desta quinta-feira (13) com o prêmio Jovens Empresários 2018. O evento foi organizado pela Associação dos Jovens Empresários de Porto Alegre, no Instituto Ling, e também marcou a posse da nova presidente, Laura Pandolfo, que assumiu…

12 de dez
Pelo segundo ano consecutivo, Ana Amélia é avaliada como a melhor parlamentar do Congresso pelo Ranking dos Políticos
Pelo segundo ano consecutivo, a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) ficou na primeira colocação na avaliação feita pelo site Ranking dos Políticos, entre todos os 594 senadores e deputados. Coordenadores da ferramenta apartidária, criada por empreendedores…

Ana Amélia defende regras para o lobby para reduzir a corrupção
A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) lembrou a passagem, no domingo (9) do Dia Mundial de Combate à Corrupção. Ela destacou que o problema não afeta apenas o Brasil, mas todos os países. Após elogiar a operação Lava Jato, como ação…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail