O Senado Federal e a Câmara de Conselheiros do Reino do Marrocos assinaram nesta quarta-feira (21) memorando de entendimento para institucionalizar e promover o desenvolvimento de atividades de cooperação legislativa e diplomática entre as duas instituições. A Câmara dos Conselheiros equivale ao Senado brasileiro no Marrocos.
- Essa parceria legislativa deve ajudar nas negociações para um futuro acordo entre Brasil e Mercosul e ampliar comércio de produtos gaúchos e de outros estados do Brasil - disse a Senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), integrante do Grupo Parlamentar Brasil-Marrocos.
Segundo a Senadora, existem negociações em andamento com os setores privados do Rio Grande do Sul e do Marrocos para ampliação do comércio. O intercâmbio entre os Senado Federal e a Câmara de Conselheiros envolverá, entre as áreas de atuação, legislação e controle; acompanhamento legislativo de matérias importantes para a relação Brasil-Marrocos, em particular as propostas de acordos bilaterais; diplomacia parlamentar e avaliação de políticas públicas, por meio de visitas periódicas.
Para o 1º vice-presidente da Câmara de Conselheiros do Reino do Marrocos, Abdessamad Kayouh, o acordo demonstra a disposição dos dois países de trabalharem juntos rumo a um destino comum exitoso. O memorando também prevê a criação de uma comissão mista de cooperação, composta pelos dois presidentes das Comissões de Relações Exteriores e dos presidentes dos grupos parlamentares de amizade de ambas as Casas para acompanhar e contribuir com a implementação das ações de cooperação. A previsão é que o grupo se reúna uma vez por ano, alternadamente, no Brasil e no Marrocos.
O Grupo Parlamentar Brasil-Marrocos foi instalado em agosto de 2017. O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) é o presidente executivo do grupo. A comissão executiva é composta pela senadora Ana Amélia (PP-RS) e o senador Jorge Viana (PT-AC), que ocupam os cargos de vice-presidentes. O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, senador Fernando Collor, é titular do grupo. Os secretários do grupo são os senadores Antonio Anastasia (PSDB-MG), Armando Monteiro (PTB-PE) e José Agripino (DEM-RN). Também fazem parte do grupo os senadores Roberto Requião (PMDB-PR), Acir Gurgacz (PTD-RO) e Wilder Morais (PP-GO).
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
368.501
seguidores
22.621
seguidores