Integração com Argentina e Uruguai foi tema de reunião com chanceler José Serra

28/06/2016 - Relações Exteriores


Senadora Ana Amélia esteve no Ministério de Relações Exteriores nesta terça-feira

Integração com Argentina e Uruguai foi tema de reunião com chanceler José Serra

Em audiência no Ministério das Relações Exteriores, com o chanceler José Serra, na tarde desta terça-feira (28), a senadora Ana Amélia (PP-RS) renovou pedido para a manutenção da cota de compras nos free shops em US$ 300, pelo menos até que seja iniciado o processo de instalação das lojas francas nos municípios brasileiros de fronteira.

O pedido já havia sido feito no dia anterior ao ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, em encontro que contou com a presença do deputado estadual Frederico Antunes. A portaria que mantém esse valor expira sexta-feira (1º) e, caso não haja prorrogação do prazo, irá afetar o turismo de compras nos municípios gaúchos cujas economias da região são ativadas pelos free shops. A cota, nesse caso, cairá para US$ 150.

Ainda no encontro, Ana Amélia e Serra trataram da integração com Uruguai e Argentina, estratégica para o Rio Grande do Sul. O ministro também garantiu atenção a outra demanda apresentada pela senadora, relativa à binacionalização do Aeroporto Internacional de Rivera, na fronteira com Santana do Livramento. Ele deverá falar sobre o assunto com autoridades uruguaias.

Outro tema tratado na reunião foi a terceira ponte sobre o Rio Uruguai. Uma comissão bilateral Brasil/Argentina está por definir onde será construída essa nova ponte. São três municípios gaúchos interessados: Itaqui/Alvear, Porto Xavier/San Javier e Porto Mauá/Alba Posse.

Na reunião também foram abordados o projeto binacional da hidrelétrica de Garabi/Panambi e o projeto hidroviário para navegação e escoamento da safra, em estudo pelos governos do Brasil, Argentina, Paraguai e Bolívia. 


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

6 de abr
Acordo internacional sobre o Aquífero Guarani avança no Senado Federal
A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou, nesta quinta-feira (6), o Acordo sobre o Aquífero Guarani, firmado entre o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai em 2010. Para entrar em vigor, o texto precisa ser ratificado pelos parlamentos dos quatro países. A próxima…

31 de mar
Governadores da Argentina e do Sul do Brasil realizam encontro em Porto Alegre
Governadores brasileiros e argentinos assinaram, nesta sexta-feira (31) a Carta de Porto Alegre, com estratégias definidas para ampliar o desenvolvimento social, econômico e comercial entre os dois países, intensificando o processo de integração regional. A abertura da Reunião…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail