Instituto UniCeub de Cidadania é inaugurado com a participação da senadora Ana Amélia

07/10/2015 - Geral


Ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, que preside o IUC, destacou que país precisa de "banho de ética"

Instituto UniCeub de Cidadania é inaugurado com a participação da senadora Ana Amélia

Representando a área política, a senadora Ana Amélia (PP-RS) passou a integrar o conselho consultivo do Instituto UniCeub de Cidadania, que conta com expoentes em suas áreas de atuação, como o navegador Amyr Klink, a atriz Adriana Nunes, o ministro do TCU, Augusto Nardes, a jornalista e escritora Dad Squarisi e o historiador Marco Antônio Villa. O grupo, sob a presidência do ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, foi inaugurado oficialmente nesta quarta-feira (7), no Centro de Ensino Unificado de Brasília.

Em seu discurso de abertura, Marco Aurélio Mello deixou claro que o objetivo do grupo é estimular ações para promover um banho de ética no país, chamando o eleitor para a responsabilidade na hora da escolha dos governantes e dos legisladores.

— Vamos buscar a abordagem de temas que interessem à sociedade. Teremos seminários com temas desafiadores e participação de técnicos da área. No Brasil de hoje, estamos precisando de ação e, acima de tudo, de ética — enfatizou o ministro.

Ao chamar a senadora, única representante da área política, ressaltou os anos de amizade e elogiou a “exemplar jornalista e, agora, senadora”.

— É gratificante ser escolhida no campo da política, onde as cobranças dos cidadãos são, justificadamente, grandes — afirmou Ana Amélia.

Diretor-executivo do IUC, Athayde Fontoura acrescentou que a soma de esforços para contribuir com o avanço da sociedade é um dos principais enfoques do instituto, que tem por objetivo servir à sociedade por meio de projetos e ações pontuais que difundam princípios éticos e cidadãos. Para Fontoura, a proposta do instituto é consolidar ainda mais a democracia brasileira.

O primeiro seminário do IUC está previsto para os dias 21 e 22 de outubro, no UniCeub.

Integrantes do Instituto UniCeub de Cidadania

Conselho Consultivo: senadora Ana Amélia, ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, navegador Amyr Klink, atriz Adriana Nunes, jornalista e escritora Dad Squarisi e historiador Marco Antônio Villa.

Conselho Acadêmico: jornalista Eugênio Bucci, filósofo Danilo Marcondes, constitucionalista Eduardo Mendonça, advogado Daniel Sarmento, pesquisadora Débora Diniz e procuradora-adjunta do Distrito Federal Tatiana Muniz.

Núcleo Executivo: ministro do STF, Marco Aurélio, Athayde Fontoura, professor Edevaldo Alves da Silva (chanceler), jornalista Kátia Cubei (diretora de Relações Instituticíonaís) e procuradora do Distrito Federal Cristiana De Santis Mello (secretária-geral).



Fonte: Assessoria de Imprensa



Mais notícias:

20 de jul
Voto facultativo respeita a cidadania - Artigo no Correio Braziliense
Ainda não são conhecidas as regras que nortearão o processo eleitoral do ano que vem, mas já é possível antecipar a preocupação generalizada com o aumento das abstenções. A preocupação tem razão de ser. Entre os pleitos de 2012 e 2016,…

Ana Amélia critica vinda do Aiatolá Mohsen Araki ao Brasil
Em texto publicado nas redes sociais, a senadora Ana Amélia (PP-RS) criticou a visita ao Brasil do aiatolá Mohsen Araki. A previsão é de que ele esteja no país na próxima semana para pregar em mesquitas e instituições patrocinadas pelo governo do Irã…

17 de jul
Ana Amélia critica inclusão da
A inclusão do relator da reforma política na Câmara, deputado Vicente Cândido (PT-SP), de emenda para proibir a prisão de políticos até oito meses antes da eleição, foi criticada pela senadora Ana Amélia (PP-RS). A informação foi divulgada no sábado pela…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail