Instituto Palavra Aberta promove debate sobre notícias falsas

09/05/2017 - Geral


Ana Amélia cobrou responsabilidade de quem divulga a notícia e de quem compartilha sem checar a informação

 Instituto Palavra Aberta promove debate sobre notícias falsas

O fenômeno do 'pós-verdade', termo que rodou o mundo principalmente após as eleições presidenciais norte-americanas, tem sido olhado com atenção no Brasil neste ano pré-eleitoral. Nesta terça-feira (09), com a presença da senadora Ana Amélia (PP-RS),  o tema foi debatido na 11ª Conferência Legislativa Sobre Liberdade de Expressão, promovida pelo instituto Palavra Aberta. 

A conferência foi dividida em duas partes. Na primeira, intitulada "Notícias falsas: impactos e consequências na democracia", políticos e especialistas analisaram os impactos das notícias mentirosas que são compartilhadas aos milhares nas redes sociais. Ana Amélia frisou que é necessário responsabilidade tanto de quem posta esse tipo de informação quando de quem compartilha sem checar a fonte ou a veracidade dos fatos. 

- Precisamos de procedimentos éticos, responsáveis e equilíbrio na divulgação de notícias, assegurando sempre a liberdade de expressão. Só com atitudes responsáveis por quem informa e por quem compartilha, teremos uma democracia melhor e mais forte - defendeu Ana Amélia.

O painel também contou com a presença da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ), o cientista político Murillo de Aragão e o diretor da Bites (agência especializada em monitoramento de redes), Manoel Fernandes.

A segunda etapa da conferência, que também com a presença de políticos, especialistas e membros da imprensa, discutiu o papel da imprensa na era da pós-verdade e o resgate ao jornalismo profissional. 

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

25 de jan
Em vídeo nas redes sociais, Ana Amélia se despede do Senado
A senadora gaúcha Ana Amélia (Progressistas) divulgou vídeo nesta sexta-feira (25) despedindo-se do mandato no Senado Federal. A partir de março a parlamentar assume a Secretaria Extraordinária de Assuntos Federativos e Internacionais do Rio Grande do Sul. No vídeo, Ana Amélia mostra o…

23 de jan
Lei que destina recursos a programa de eficiência energética é sancionada
Foi aprovada Lei 13.280/2016, que reserva 20% dos recursos das empresas de energia elétrica destinados à eficiência energética para aplicação no Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). O programa promove a racionalização do consumo, por meio de…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail