Indústria siderúrgica apresenta demandas e prioridades do setor em reunião com parlamentares

11/08/2015 - Economia


Senadora Ana Amélia participou do encontro nesta terça-feira

Indústria siderúrgica apresenta demandas e prioridades do setor em reunião com parlamentares

As dificuldades e demandas da indústria siderúrgica brasileira, além das propostas legislativas prioritárias, foram apresentadas em reunião promovida na noite desta terça-feira (11) pelo Instituto do Aço. A senadora Ana Amélia participou do evento, ao lado de deputados e senadores. O presidente do conselho de administração do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter, também esteve no evento.

No encontro, o presidente do Instituto Aço Brasil, Benjamin Mario Baptista Filho, e o presidente executivo do Instituto Aço, Marco Paolo de Mello Lopes, falaram sobre a atual situação do setor. Segundo as explanações, a crise no País trouxe impactos como a desativação ou paralisação de unidades, a demissão de mais de 11,1 mil funcionários nos últimos 12 meses e a suspensão de quase 1,4 mil contratos. As estimativas apontam para a demissão de mais 3,9 mil funcionários ainda neste ano. Foram adiados US$ 2,1 bilhões de dólares em investimentos e mais de 7 mil postos de trabalho deixaram de ser gerados diante desse adiamento. Entre as sugestões dos representantes do setor para enfrentar a crise está a adoção de uma política de câmbio livre.

A senadora Ana Amélia, ao comentar a situação do setor, também citou a questão cambial. Lembrou que a indústria, dependente do mercado internacional, enfrenta uma das piores crises. Destacou que essa área é fundamental, pois é dela que vem a matéria-prima para o automóvel, para a linha branca, para a construção civil e vários outros setores, como de plataformas marítimas.

— Essa crise é determinada em grande parte por impactos internos e externos, como é o caso da China, que é um grande protagonista no comércio internacional, e que está desvalorizando a sua moeda, com claro efeito sobre todo o desempenho do comércio internacional. E o aço é um dos elementos mais importantes das commodities nesse processo — avaliou Ana Amélia.

Indústria siderúrgica apresenta demandas e prioridades do setor em reunião com parlamentares



Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

25 de abr
Ana Amélia apresenta emendas para manter desonerações na folha de setores estratégicos
A senadora Ana Amélia (PP-RS) vai apresentar três emendas à Medida Provisória (MP) 744/2017 para manter a desoneração da folha de pagamento em setores importantes para a economia. A medida sugerida por Ana Amélia é relevante para a geração de emprego…

17 de abr
Modernização das leis trabalhistas é tema de debate promovido pelas federações das indústrias dos estados do Sul
No painel que debateu a modernização das leis trabalhistas, no 1º Fórum Sul Brasileiro de Relações do Trabalho, nesta segunda-feira (17), a senadora Ana Amélia (PP-RS) defendeu o fim da contribuição sindical obrigatória para empresários e…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail